*Por Vinicius Fernandes
Com o retorno do Villa San Carlos à Primera B, um ano depois de seu descenso, está completo o quadro de participantes de todas as categorias profissionais do futebol argentino para a temporada 2019/2020. Veja a seguir:
Leia mais: Ex-Boca Juniors deixa aposentadoria de lado e assina com novo clube
De Goycochea a Batistuta: por onde andam os jogadores do último título da seleção argentina?
Primeira Divisão
Na temporada 2018/2019 houve quatro descensos. Os condenados, pela média de pontos, foram Belgrano, San Martín de San Juan, San Martín de Tucumán e Tigre, que mesmo após a queda, se consagrou campeão da Copa da Superliga e estará na Libertadores de 2020.
B Nacional
Acessos
Arsenal de Sarandí e Sarmiento terminaram com a mesma pontuação (46) e disputaram um jogo de desempate para definir o campeão, e o primeiro acesso à elite. Melhor para o Arsenal, que venceu por 1 a 0 e voltou à Primeira Divisão apenas um ano depois.
Depois da derrota, o Sarmiento disputou os play-offs (chamados de Reducido) junto a Chicago, Almagro, Platense, Central Córdoba, Gimnasia de Mendoza, Independiente Rivadavia de Mendoza e Brown de Adrogué. O clube de Junín voltou a disputar a final, desta vez frente ao Central Córdoba e, depois do 1 a 1 na ida e 0 a 0 na volta, acabou derrotado nos pênaltis, enquanto o “Ferroviario” conquistou o histórico acesso.
Descensos
Em menos de um ano, o Olimpo sofreu seu segundo rebaixamento consecutivo: somou só 25 pontos e, pela média, caiu, indo parar na Federal A. O outro rebaixado é o Los Andes, que ficou em último e irá para a Primera B.
Primera B
Acessos
No final de 2018, a AFA decidiu realizar uma mudança no regulamento da competição e em vez de dois passou para cinco o número de clubes que subiriam de divisão. O Barracas Central, que se sagrou campeão, passou para a B Nacional junto com Atlanta, Estudiantes, Riestra e All Boys, último a subir ao vencer o San Telmo na final do play-off (Reducido).
Descenso
O Deportivo Español, penúltimo na temporada 2018/19 e último na tabela de médias, caiu para a Primera C.
Federal A
Acessos
O Estudiantes de Río Cuarto conseguiu a promoção para a B Nacional, ao ganhar o pentagonal final. A segunda vaga ficou com o Alvarado de Mar del Plata, após levar a melhor na final frente ao San Jorge, marcada por polêmicas na arbitragem. Os jogadores da equipe tucumana decidiram ficar sentados em campo e se negaram a jogar o segundo tempo sob alegação que estavam sendo prejudicados pelo árbitro. Com esta decisão, o acesso do Alvarado foi confirmado e o San Jorge acabou punido com rebaixamento de divisão.
Descensos
No total oito clubes foram rebaixados: Independiente de Neuquén, Altos Hornos Zapla de Jujuy, San Lorenzo de Catamarca, Atlético Paraná, Deportivo Roca, Racing de Córdoba, Juventud Antoniana e Gimnasia y Tiro de Salta.
Primera C
Acessos
O Argentino de Quilmes se consagrou campeão e volta à B Metropolitana depois de 15 anos. O outro que subiu à terceira categoria do futebol argentino foi o Deportivo Armenio, segundo colocado. Villa San Carlos, ao vencer o play-off (Reducido) conquistou a terceira vaga.
Descenso
Para definir o rebaixamento à D, Berazategui e Sportivo Barracas tiveram que disputar um jogo-desempate. Ao perder por 2 a 0, o Arrabalero caiu.
Primera D
Acesso
Argentino de Merlo conseguiu subir à Primera C, e o Real Pilar também, ao levar a melhor no play-off e ficar com o segundo acesso.
Descensos
Por uma modificação no regulamento, não houve clubes rebaixados e ainda por cima quatro virão da Regional Amateur: Circulo Deportivo de Otamendi, Sportivo Peñarol de San Juan, Güemes de Santiago del Estero e Central Norte de Salta.