Em uma reunião que aconteceu na cidade de Guayaquil no dia de ontem (21) reunindo representantes de quase todos os principais clubes do Equador, foi decidido qual será o formato da maior competição nacional em 2019 sob a gerência da LigaPro.
Leia mais: Manchester City estuda proposta por Keylor Navas, informa jornal
Wayne Rooney é eleito o melhor jogador da semana 25 na MLS
A entidade formada para que os próprios clubes administrem a gestão do campeonato equatoriano (assim como acontece com a Dimayor na Colômbia ou mesmo a Superliga Argentina, por exemplo) fez uma votação com dois planos (A e B) onde, com 15 dos 24 votos, o Plano A foi o selecionado.
Nessa opção, o torneio acontecerá com 16 equipes jogando turno e returno com os oito melhores seguindo para a fase eliminatória com ida e volta (quartas, semifinal e final) respeitando a seguinte combinação: 1° x 8°, 2° x 7°, 3 x 6° e 4° x 5°. Os jogos de meio de semana ocorrerão apenas no mata-mata.
Com isso, não haverá rebaixamento em 2018 para os dois últimos colocados bem como a segunda divisão, atualmente com 12 clubes, ficará no próximo ano sendo disputada com 10 equipes (duas vindas do terceiro nível nacional, já que quatro subirão a primeira divisão) e também não conterá descenso. Em ambos os casos, serão aplicadas multas.
Enquanto nas duas primeiras instâncias a tabela acumulada da primeira fase será critério de desempate, na decisão o empate no saldo dos dois jogos leva a definição para as penalidades.
Na outra opção, os playoffs seriam apenas para os quatro melhores times com jogos de ida e volta no mesmo formato de combinação entre a pior e a melhor campanha da primeira fase. Com isso, o total de 254 partidas do Plano A cairia para 246 bem como a programação não incluiria jogos no meio da semana, problema que constantemente afeta os clubes do país que jogam torneios continentais como Libertadores ou Sul-Americana.
Em ambas alternativas, o calendário prevê a disputa do primeiro turno do campeonato equatoriano entre 10 de fevereiro à 26 de março, do segundo entre 7 de julho a 3 de novembro bem como a fase final entre 24 de novembro a 15 de dezembro.