Foi mais complicado do que os “hinchas” do Defensor certamente gostariam, mas o resultado final de vitória por 3 a 1 contra o Monagas no estádio Luis Franzini pela Copa Libertadores certamente deixou os mesmos satisfeitos.
Leia mais: Libertad recebe Peñarol para encaminhar vaga nas oitavas de final
The Strongest e Atlético Tucumán jogam a vida em La Paz
A primeira grande defesa foi feita pelo arqueiro do Monagas, Alain Baroja, depois de boa jogada pelo lado esquerdo do ataque por Facundo Castro. Após o cruzamento, Mathías Cardacio apareceu como elemento surpresa e finalizou para o camisa 1 venezuelano defender.
Mesmo com domínio territorial e uma troca de passes bem mais constante do que o adversário, o Defensor tinha bastante dificuldade de converter toda essa superioridade em reais chances de gol.
Dentro da sua proposta retraída e saindo apenas em momentos onde a zaga uruguaia se desguarnecia, os visitantes começaram a levar mais perigo a meta de Guillermo Reyes mais do que o contrário. Foram pelo menos três finalizações onde o arqueiro da casa salvou a pele do clube violeta fazendo defesas providenciais e garantindo o 0 a 0 na etapa inicial.
Na volta do intervalo, logo aos sete minutos, o Monagas perdeu uma oportunidade inacreditável. Em posição legal, Luis González partiu em velocidade, driblou Reyes, mas, na hora de bater na meta vazia, perdeu o ângulo e chutou na rede pelo lado de fora.
E, mantendo a antiga frase do “Quem não faz, toma”, aos 12 quem acabou soltando o grito de gol foram os torcedores da equipe do Luis Franzini. Após uma bola invertida para o lado direito do ataque, o cruzamento foi feito com perfeição por Mathías Suárez na cabeça de Carlos Benavídez que colocou no extremo canto direito de Baroja.
Nos dez minutos seguintes, o Monagas até chegou a igualdade através de Juan Vogliotti. Porém, menos de um minutos depois a bola pelo alto foi benéfica ao Defensor e Benavídez novamente subiu mais alto que a zaga venezuelana para botar os charruas em vantagem.
A dianteira que já era boa ficou ainda melhor com 23 minutos. Em cobrança de pênalti, Matías Cabrera bateu forte e, mesmo com Alain Baroja batendo na bola com a perna, ela acabou entrando. Ainda houve a clara chance dos anfitriões marcarem mais uma vez de pênalti, porém, na cobrança de outro pênalti, Emiliano Gómez bateu para a defesa de Baroja.