bonus de cadastro

Decisão da Libertadores volta a ter sede com risco de mudança

Estadio-Monumental-Isidro-Romero-barcelona-de-guayaquil-Futebol-Latino-22-09
Foto: Divulgação/Barcelona de Guayaquil

Situação que já havia sido colocada em pauta na temporada de 2022 em meio as notícias do futebol brasileiro, a chance da final da Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR ter sua sede modificada de Guayaquil, no Equador, para outra localidade volta a ser assunto nos bastidores.

Leia mais: Estrutura de estádio no Chile desaba e deixa feridos; confira
Ingressos para jogos da Argentina na 1ª fase da Copa do Mundo se esgotam

De acordo com informação que foi apurada pelo LANCE!o Conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) tem a ideia de abordar, em sua próxima reunião, a possível necessidade de modificar o palco do jogo marcado para o dia 29 de outubro, inicialmente, no Estádio Monumental Isidro Romero.

Na reunião em questão, além de integrantes da Conmebol e autoridades do Equador, a ideia é que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, também participe em caráter virtual.

Neste momento, o grande elemento de preocupação para os organizadores da principal competição continental de clubes na América do Sul é a escalada dos índices de violência em Guayaquil na comparação com dados referentes a 2021. Sendo que, dos homicídios registrados, 85% possuem a utilização de armas de fogo em cenário que já rendeu a instauração de “estado de exceção” no país até o próximo dia 14 do próximo mês.

Apesar das informações extra-oficiais indicarem o contrário, o posicionamento das autoridades equatorianas tem sido de manter a firmeza no sentido de sustentar que o confronto brasileiro válido pela decisão da Libertadores acontecerá no país.

“Rumores mais uma vez. Não há nada real. Seguimos trabalhando junto a Conmebol”, ratificou Carlos Morán, coordenador do Ministério do Esporte do Equador.

Contexto distinto, cenário semelhante

Esta não é a primeira oportunidade que a chance de modificar o local da decisão continental em questão vem sendo abordada já que, no fim do mês de julho, o tema vinha ganhando força por conta de questões relacionadas a estrutura proporcionada pelo estádio. O responsável pela informação, na época, foi o jornalista Thales Soares.

Tanto para conter possíveis questionamentos como também em forma de resposta a informação que reverberou no continente, a prefeita e o vice-prefeito da cidade equatoriana, Cinthya Viteri e Josué Sánchez, utilizaram palavras de tom firme e confiante de que o cronograma estabelecido para sediar a decisão da Libertadores não precisaria ser alterado.

A entrevista foi dada após uma reunião onde autoridades de nível regional e nacional conversaram com representantes da Conmebol justamente com o intuito de acertar detalhes técnicos e logísticos sobre a partida.

Para suportar a ideia, as autoridades em questão chegaram a dizer que investiriam a quantia de dois milhões de dólares (equivalente a R$ 10,3 milhões, na cotação da época) para a realização de obras no aspecto estrutural do Monumental Isidro Romero, principal ponto que estaria incomodando a entidade que rege o futebol na América do Sul.

“Os representantes da Conmebol podem ir embora tranquilos, que os três pontos da reunião foram aprovados pelo conselho. Falta firmar o compromisso por parte do governo nacional, mas acredito que isso será feito nos próximos dias. O município de Guyaquil dará 2 milhões de dólares à Federação Equatoriana para os ajustes no estádio”, detalhou Josué.

error: Futebol Latino 2023