De volta à Libertadores, Portuguesa já teve Jairzinho no elenco

de-volta-a-libertadores-portuguesa-ja-teve-jairzinho-no-elenco-futebol-latino-20-02
Foto: Reprodução/Internet

Na noite desta terça-feira (20), Portuguesa e Palestino iniciam a segunda fase anterior aos grupos da Libertadores. Entretanto, para quem vê o clube da Venezuela voltando ao torneio depois de 20 anos, sequer imagina a força que já teve a equipe, principalmente, no âmbito nacional. Com direito, aliás, a contar com o lendário atacante Jairzinho ‘Furacão’ em suas fileiras.

Leia mais: Fortaleza tem divertida interação com clube da Colômbia
Seleção da América do Sul tentou contratação de Juan Pablo Vojvoda

Fundada no ano de 1972, o clube radicado na cidade de Acarigua contava com o importante impulso financeiro de empresários do ramo do petróleo. Mais especificamente, a união de 26 figuras desse setor que, até tempos atuais, tem grande parcela na composição econômica do país.

Não por acaso, a Portugesa rapidamente se estabeleceu como grande na Venezuela e conquistou seus oito principais títulos ainda na década de 1970. Foram eles cinco edições do Campeonato Venezuelano (1973, 1975, 1976, 1977 e 1978) além de três edições da Copa Venezuela em 1974, 1977 e 1978.

Com esse poderio de investimento, o clube se mostrou de enorme ousadia ao buscar (e conseguir) a contratação de Jairzinho, campeão do mundo com a Seleção Brasileira na Copa de 1970. Curiosamente, dois anos antes mesmo da existência da Portuguesa.

O Furacão teve passagem de dois anos pelo clube onde, além de uma edição da Copa Venezuela, participou de feito até hoje inédito para o futebol do país. Mesmo que em formato distinto, ele integrou a equipe venezuelana que chegou mais longe em uma edição de Libertadores, parando na semifinal de 1977. Na época, essa instância era composta por dois grupos onde, na chave da Portuguesa, também estavam Cruzeiro e Internacional.

error: Futebol Latino 2023