*Por Vinicius Fernandes
O Campeonato Uruguaio de 2020 está paralisado em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Dos 16 participantes da temporada, destaque para o Club Deportivo Maldonado, de volta à elite mais de uma década depois.
Leia mais: Festa no Uruguai! Óscar Tabárez alcança marca histórica pela Celeste
Veja como está a Copa Sul-Americana 2020
O clube, com sede na cidade de Maldonado, foi fundado em 1928 e em 2009 cedeu a administração e o desenvolvimento de seu futebol à uma sociedade anônima, denominada «Deportivo Maldonado S.A.D.», sendo a primeira deste tipo no Uruguai. Seus principais rivais são o Atenas de San Carlos, com quem faz o clássico do Departamento de Maldonado, e o Rocha, no famoso “Clássico do Leste”.
Após seis participações consecutivas na elite nacional (de 1999 a 2004), sendo o sétimo lugar em 2002 seu melhor resultado, o Deportivo Maldonado só conseguiu agora retornar à Primeira Divisão, com o vice da segundona em 2019. No elenco comandado pelo técnico Francisco Palladino são quatro estrangeiros, todos argentinos: o goleiro Danilo Lerda, os meias Santiago Nagüel e Hernán Toledo e o atacante César Pereyra.
Este ano, na reestreia, derrota por 2 a 1, em casa, para o Boston River. Em seguida, empate fora contra o Liverpool, por 1 a 1, e na última rodada antes da suspensão acabou goleado por 4 a 1, como visitante, pelo Rentistas. Assim, como apenas um ponto ganho, divide a lanterna com o Danubio.
A temporada terá três campeonatos, como tem acontecido nos últimos anos. Apertura e Clausura com 15 rodadas (turno único) e o Intermedio com sete rodadas (turno único com dois grupos de oito) e final em jogo único. Para determinar o campeão nacional haverá uma semifinal entre os campeões do Apertura e Clausura, avançando à final o ganhador contra o clube que mais pontos somou na tabela anual, que se for um dos dois haverá diretamente a decisão do título.
Haverá três descensos diretos à Segunda Divisão, em função da tabela de “promedios”, somando os pontos obtidos em 2019 e dividindo pelo número de jogos realizados, no qual os três piores serão rebaixados. Em caso de empate o gol average define. No momento os seis com pior índice são:
11° Montevideo Wanderers (1,275);
12° Defensor Sporting (1,250);
13° Fénix (1,250);
14° Danubio (1,050);
15° Cerro (0,875);
16° Deportivo Maldonado (0,333).