Chegando na última rodada como a favorita para ficar com a taça no Chile, a Universidad Católica confirmou as expectativas e, jogando como visitante frente ao Temuco, conseguiu ganhar após sair atrás no marcador em partida do último domingo (3).
Leia mais: Hernan Crespo assume o comando de time argentino
Diretoria da La U nega saída antecipada de Johnny Herrera
Com só seis minutos de jogo, o volane Mathías Riquero foi absolutamente imprudente e chegou de maneira bastante violenta para cometer falta no meio-campista da Católic Ignacio Saavedra. Além do atleta capitalino precisar ser substituído, a arbitragem não teve dúvidas em aplicar o cartão vermelho a Riquero, obrigando a equipe da casa a jogar com 10 homens desde muto cedo.
Mesmo assim, quem saiu na frente foram os mandantes quando o lateral-esquerdo Miguel Aceval converteu cobrança de pênalti batendo forte, no extremo canto esquerdo de Matías Dituro.
A esperança de não precisar do jogo extra começou a ser alimentada aos nove do tempo complementar quando Jaime Carreño, em rebote da zaga do Temuco, acertou um belo sem pulo e deixou praticamente sem reação o arqueiro José Gamonal.
A virada que decretou a conquista da Universidad Católica e rebaixou seu oponente a segunda divisão nacional surgiu quando o meia José Fuenzalida acertou um lindo cruzamento para Andrés Vilches, subindo bem mais alto que a zaga do oponente, testasse para estufar as redes de Gamonal.
https://youtu.be/gHhKN7vVcTo?t=22