*Por José Dias Sorriso
O Tolima venceu o Bolivar por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira, no estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, na Colômbia. O duelo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Quando a bola rolou a busca era pelo gol inaugural e não demorou para ele sair.
Leia Mais: Cerro Porteño e Caracas empatam no Defensores Del Chaco
Seleção brasileira empata com o Paraguai e garante classificação no sub-17
O jogo
O Tolima entrou em campo com o intuito de mostrar ao seu torcedor um bom futebol, já que não vem bem no campeonato nacional – ocupando apenas a 12ª colocação. Na última rodada havia derrotado o Envigado por 2 a 1. O treinador Hector Quintabani depositava a sua confiança na volta de reforços importantes, como o atacante Ángelo Rodriguez.
Já o Bolivar Pôde contar com Ronald Raldés e Juan Arce – jogadores convocados com frequência para a seleção. A equipe começou o duelo na base da pressão e abriu o placar logo aos 5 minutos de partida em uma jogada muito rápida. Um contragolpe que resultou em bola na rede. Mosquera acabou fazendo contra.
O Bolivar continuou criando as melhores oportunidades. A equipe visitante com maior posse de bola e sempre levando muito perigo para o gol do goleiro Joel Silva Estigarribia. A equipe comandada pelo técnico espanhol Beñat San José foi para o intervalo com a vantagem: 1 a 0.
Se teve gol rápido na etapa inicial, não foi diferente na etapa final. O Tolima empatou logo aos 6 minutos. Alzate colocou a bola na rede em um cabeceio. O time colombiano voltou com tudo para o segundo tempo. Dois minutos depois de ter conseguido o empate, os tolimenses puderam novamente comemorar. Marco Perez anotou.
Os donos da casa pressionaram em busca de conseguir um placar mais elástico mas, a rede não voltou a balançar. O Tolima manteve o placar de 2 a 1 e vai com vantagem para a Bolívia no duelo de volta.