De virada, Pumas garante ida as oitavas e define Grupo 7 da Libertadores

Pumas-garante-vaga-define-grupo-7-Libertadores-Futebol-Latino-07-04
Foto: AFP

O Olimpia bem que tentou e até por 45 minutos conseguiu ser superior no placar ao Pumas e continuar sonhando com uma vaga nas oitavas da Libertadores. Porém, bastaram dez minutos da etapa complementar para que um 1 a 0 ideal se transformasse em um fatal 4 a 1 contrário, que eliminou o time do Paraguai e classificou os comandados de Guillermo Vázquez as oitavas de final da Libertadores.

Leia mais: Atlético-MG perde no Equador, mas ainda está bem próximo da vaga

Apesar de um bom chute de fora da área sendo a primeira boa situação de gol criada pelo Olimpia graças a William Mendieta, o Pumas foi quem tomou as melhores decisões e, por duas oportunidades, forçou o arqueiro Barreto a realmente salvar a pele dos paraguaios. E não só isso, proporcionou a chance de que, aos 20 minutos, fossem os visitantes a gritar gol dentro do Universitário.

Após cobrança de falta vinda da ponta esquerda executada por Alejandro Silva, o volante Christian Riveros antecipou a zaga mexicana e testou no ângulo de Palacios, sem chances para o goleiro do Pumas. E por muito pouco o Decano não chegou ao seu segundo gol em jogada armada dessa vez pela direita, mas o atacante Fredy Bareiro chutou por sobre a trave de Alejandro Palacios.

O tento fez muito bem aos paraguaios, que passaram a ter mais posse de bola e, consequentemente, a sofrer menos em sua defesa, conseguindo manter o poderoso ataque do adversário formado por Luis Quiñónez, Matías Britos e Eduardo Herrera longe de sua meta.

Entretanto, isso não foi suficiente para que, na última jogada da primeira etapa, Herrera cabeceasse com violência para mais uma defesa complicadíssima de Diego Barreto, que garantiu a superioridade do marcador nos primeiros 45 minutos do confronto para o time visitante.

Mas logo com o primeiro minuto do tempo derradeiro, surgiu com ele o tento tão procurado pelos donos da casa para empatar o jogo. Após cobrança de escanteio feita por Quiñónez, o zagueiro uruguaio Gerardo Alcoba testou com muita precisão, rente a trave, e finalmente venceu Barreto.

E a virada dos mexicanos não demorou a chegar já que, com quatro minutos, um lançamento muito bem feito pela ofensiva do Pumas encontrou a infiltração de Britos nas costas da defensiva, que dominou com muita categoria e deslocou o goleiro adversário com um toque sutil de pé esquerdo.

Mal houve tempo para o Olimpia tentar se acalmar e reorganizar-se dentro de campo pois aos nove minutos o time da Cidade do México chegou ao terceiro gol. Após tabela ofensiva do time mandante entre Sosa e Britos, um desvio na zaga olimpista fez a bola sobrar na pinta para Eduardo Herrera, que só teve o trabalho de tirar a bola de Barreto e aumentar a agonia paraguaia.

A partir daí, a situação só melhorou para o Pumas, já que aos 16 minutos o zagueiro paraguaio José Leguizamón foi expulso e os espaços para que o mortal sistema de ataque do time capitalino conseguisse ter mais liberdade ainda. Aos 23, Ismael Sosa se aproveitou desse espaço e, tocando por baixo de Barreto, colocou mais um tento na conta da equipe guaraní.

Foi apenas uma questão de tempo para que não só a qualificação do time mexicano se confirmasse com o apito final do chileno Julio Bascuñán, mas também garantisse que o Deportivo Tachira se beneficiasse da não-pontuação dos paraguaios e alcançasse sua classificação pelo menos com a segunda vaga do Grupo 7.

error: Futebol Latino 2023