*Por Renan Liskai
Daniel Alves é um dos grandes ídolos da história recente do Barcelona. Campeão por dezenas de vezes com o clube, o lateral-direito voltou a vestir a camisa catalã nesta temporada após passar por outros times na Europa e pelo São Paulo, no Brasil. Assim, vem ajudando na reconstrução da equipe, que quer voltar ao patamar mais alto do Velho Continente. Entretanto, a segunda passagem do jogador pelos Culés pode estar próxima do fim.
Leia mais: Técnico de gigante europeu relembra interesse em possível contratação de Julián Álvarez
Diego Simeone projeta clássico diante do Real Madrid pela LaLiga
Apesar de ter sido contratado em novembro de 2021, o lateral assinou contrato apenas até junho de 2022, quando se encerra a temporada europeia. Com o vínculo prestes a expirar, Daniel Alves ainda não sabe se vai permanecer na equipe, uma vez que sua renovação não entrou em pauta até o momento.
Ao todo, o brasileiro tem apenas mais três jogos para convencer Xavi e a diretoria do Barcelona que deve ficar na equipe. Desde o anúncio do seu retorno, o jogador soma 14 partidas feitas, a maioria delas como titular, um gol marcado e quatro assistências.
Mesmo sendo titular, Daniel Alves foi surpreendido ao ficar de fora da lista de inscritos do time na Europa League. Perguntado sobre o assunto pelo “Mundo Deportivo”, o lateral disse que chegou a ficar chateado, mas que entendeu a escolha de Xavi, uma vez que já tem 39 anos e o clube conta com jogadores mais jovens.
Dentro de campo, o desempenho não é mais o mesmo da primeira passagem. Entretanto, a imprensa europeia destaca o papel de liderança assumido por Daniel Alves, que está muito ativo no desenvolvimento dos jovens atletas que o Barça vem promovendo ao time principal e contratando.