Curiosidades sobre as semifinais da Copa do Brasil

curiosidades-sobre-as-semifinais-da-copa-do-brasil-futebol-latino-13-09
Foto: Divulgação/CBF

Nesta semana, foram definidos os quatro times que seguem vivos em busca do título da Copa do Brasil 2024. São eles Vasco (eliminou o Athletico-PR), Atlético-MG (tirou o São Paulo, atual campeão), Flamengo (deixou pra trás o Bahia) e Corinthians, que passou pelo Juventude.

Leia mais: Vini Jr foi alvo do Al Ahli na atual janela, confirma dirigente
Pol Fernández faz desabafo sobre saída do Boca Juniors
Nacional e Peñarol lançam suas novas indumentárias

Assim, o Futebol Latino se aprofundou no que aconteceu nas quartas de final e também sobre os compromissos que devem ocorrer somente em outubro. Antes disso, a CBF fará um sorteio para definir a questão dos mandos de campo. Porém, a data desse sorteio ainda não foi divulgada.

Apenas uma ‘reversão’

Na composição dos embates entre Atlético-MG x Vasco e Corinthians x Flamengo, somente um time foi capaz de mudar o cenário após o confronto de ida. Depois de perder em Caxias do Sul, por 2 a 1, o Timão usou a força de sua casa e a empolgação com a apresentação de Memphis Depay para bater o Juventude, por 3 a 1. Por outro lado, Atlético-MG, Flamengo e Vasco já tinham vencido a primeira parte de suas chaves. Nos casos do Galo e do Rubro-Negro, aliás, os dois triunfos aconteceram fora de casa e pelo mesmo placar, 1 a 0.

Cariocas na vantagem

Quando se olha para a história dos confrontos eliminatórios entre os semifinalistas, os dois representantes do Rio de Janeiro possuem vantagem. No caso do Vasco, foram apenas três embates de mata-mata contra o Atlético onde o Cruzmaltino avançou em duas oportunidades. A última delas, aliás, ocorreu justamente na Copa do Brasil, em 1995, pelas quartas de final.

Já em relação a Corinthians x Flamengo, o histórico de encontros é mais extenso. Ao longo de sete disputas por vaga ou título, o Mengão levou a melhor em quatro. A última delas ocorreu na decisão da Copa do Brasil de 2022 onde os cariocas faturaram a taça nas penalidades.

Repeteco ou decisão inédita?

Dentro das quatro possíveis combinações de final da milionária competição, a estatística aponta maior probabilidade de confronto inédito nessa instância. A única combinação que contraria essa lógica é justamente o Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco. Em 2006, os rivais cariocas fizeram a final do torneio onde o Fla levou a melhor com vitórias tanto na ida (2 a 0) como na volta, por 1 a 0.

error: Futebol Latino 2023