*Por José Dias Sorriso
O Cruzeiro derrotou o Nacional, do Paraguai, por 2 a 1, na noite desta terça-feira, no Mineirão, pelo jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana.
Leia mais: Sem muito esforço, Flu bate o Liverpool no Rio de Janeiro
Peñarol e Nacional empatam clássico no Campeonato Uruguaio
Peñarol e Nacional empatam clássico no Campeonato Uruguaio
O jogo de volta está programado para o dia 10 de maio, no estádio Arsênio Erico, às 19h15. A Raposa precisa apenas de um empate no duelo que acontecerá em Assunção para seguir adiante na competição.
O JOGO
O Nacional largou na frente com gol de Jonathan Santana, logo aos 5 minutos de partida. Após sofrer o gol, o Cruzeiro foi em busca de igualar e conseguiu. Thiago Neves marcou aos 25 minutos. A Raposa criou oportunidades para conseguir a virada ainda na etapa inicial mas, pecava nos detalhes.
Com o uruguaio Arrascaeta quase saiu o segundo. Após cobrança de falta a bola tocou na trave. O técnico do Nacional, Roberto Torres, foi obrigado a fazer duas substituições. Orzuza entrou na vaga de Paniagua. Villagra entrou no lugar de Adam Bareiro – esse último deixou o campo depois de um choque com o zagueiro Manoel.
O time paraguaio que voltaria a assustar já nos acréscimos, quando aos 46 minutos, o autor do primeiro gol do jogo, Santana, arriscou de fora da área. Um chute forte que passou com perigo, à direita de Rafael. As equipes foram para o intervalo com o placar de 1 a 1.
No segundo tempo, o duelo seguiu muito disputado. O time paraguaio endurecia a partida. O Cruzeiro apostava sempre em jogadas rápidas pelas laterais. A Raposa chegou a virada através do atacante argentino Ramon Ábila. Ele disputou uma bola com os defensores do Nacional, ainda driblou o goleiro adversário e colocou com tranquilidade no fundo da rede: 2 a 1. O Cruzeiro vai ao Paraguai com a vantagem.