*Por Danilo Di Grado
A derrota por 2 a 0 sofrida para o Always Ready, na última terça-feira, de fato, frustrou a torcida do Corinthians na partida de estreia da equipe pelo Grupo E da CONMEBOL Libertadores.
Leia Mais: A bola vai rolar para o Brasileirão 2022!
De olho na Copa do Mundo, Equador e México irão disputar amistoso
No entanto, de olho na primeira vitória na competição, o Timão terá a chance de recuperar-se diante do Deportivo Cali. E o retrospecto a favor do clube da capital paulista poderá ser levado em conta, já que tem levado a melhor no histórico de partidas contra os colombianos.
Voltando no tempo, em meados de 2006, o adversário foi o próprio Deportivo. Em dois jogos na chave, o Corinthians derrotou garantiu dois triunfos, tanto fora de casa (1 a 0), quanto jogando sob seus domínios (3 a 0).
Alguns anos mais tarde, na edição de 2010, o rival foi o Independiente Medellín. E novamente o Timão continuou invicto. Em duas partidas, empatou fora de casa em 1 a 1, porém levou a melhor jogando em casa vencendo por 1 a 0.
Em 2013, o Millonarios foi o desafiante na chave. Não muito diferente de como foi em outros anos, os brasileiros levaram a melhor vencendo em casa por 2 a 0, e no campo adversário por 1 a 0.
Na edição de 2016, lá estava o Corinthians encarando uma equipe colombiana novamente. Na chave, o rival foi o Santa Fe, onde na primeira partida, fez valer a força de sua torcida batendo o El Cardenal por 1 a 0, porém, na casa do Independiente, acabou ficando no empate em 1 a 1.
Em 2018, outra vez o Millonarios esteve pelo caminho. Entretanto, desta vez, os Albiazules mostraram que não estavam dispostos a repetir as atuações que tiveram em 2013. No El Campín, segurou um empate sem gols, porém surpreendeu o Alvinegro na Arena ao vencer pelo placar de 1 a 0.