Na última quinta-feira (22) foram conhecidos os oito times que continuam vivos na busca pelo título da Copa Sul-Americana em competição que, pensando unicamente na questão estatística, reúne boas chances de coroar um campeão inédito.
Leia mais: Mauro Zárate pode encarar o Santos na Sul-Americana; confira
Lucas Pratto admite conversas e afirma que foi procurado pelo futebol brasileiro
De olho no Fla, Olimpia conseguiu feito histórico na Libertadores
Isso porque, entre Athletico, Bragantino, LDU, Libertad, Peñarol, Rosario Central, Santos e Sporting Cristal, somente o Furacão e a Liga de Quito já sentiram o sabor da conquista na competição que ganhou o nome em questão em 2002.
No caso da equipe brasileira, a conquista veio no ano de 2018 através da equipe com bons valores da ordem de Renan Lodi (hoje no Atlético de Madrid), Bruno Guimarães (atualmente no Lyon), Nikão (ainda no clube paranaense) e o em grande fase Pablo, agora no São Paulo. O técnico da equipe que bateu o Junior Barranquilla na decisão era Tiago Nunes, hoje com relações cortadas com a diretoria.
Já a taça obtida pelo time equatoriano remete a um período bem mais distante, a temporada de 2009. E quis o destino da equipe comandada por Edgardo Bauza campeã da Libertadores em 2008 frente ao Fluminense duelasse contra o mesmo oponente um ano depois, só que pela Sula. E, novamente, a LDU se mostrou forte para obter sua segunda conquista continental.
Veja como ficaram os confrontos nas quartas de final da Copa Sul-Americana
LDU x Athletico
Santos x Libertad
Sporting Cristal x Peñarol
Rosario Central x Bragantino