bonus de cadastro

Copa do Mundo 2026: o que muda? Projeções e expectativas

Argentina-campea
Foto: Franck Fife/AFP

Após o tricampeonato da Argentina, conquistado na final da Copa do Mundo do Qatar,  a FIFA já começou a organizar e programar todos os eventos da Copa do Mundo 2026. 

Com mudanças relevantes em seu formato, a próxima Copa do Mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá, promete ser a maior edição de todos os tempos, com grandes oportunidades para triunfar nas apostas esportivas. 

A fim de cessar todas as possíveis dúvidas, hoje vamos falar tudo que sabemos sobre a 23ª edição da Copa do Mundo. Inclusive, se você estiver almejando assistir a pelo menos um jogo, esse é o momento de começar a se planejar.

Quando e onde será sediada a Copa do Mundo 2026? 

Assim como citado anteriormente, essa é a primeira vez que o campeonato será sediado em três países. Com exceção a Copa do Mundo de 2002, que foi sediada no Japão e na Coreia do Sul, todas as edições foram disputadas em um único país. 

Até o presente momento, 16 cidades receberão jogos no próximo Mundial, contabilizando os três países-sedes. 

Confira quais serão: 

Canadá: Vancouver e Toronto; 

México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México; 

Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York. 

Novidades e mudanças da próxima edição 

Você deve estar se perguntando: “Mas, por que três sedes?”

Bom, a Copa do Mundo 2026 será a primeira a contar com 48 seleções disputando a taça, o que, consequentemente, irá aumentar a demanda por estádios e a necessidade de uma uma melhor infraestrutura.

Por conta deste novo formato, a FIFA prevê um grande aumento no fluxo de seleções, pessoas, trabalhadores e movimentações financeiras. O objetivo é garantir uma melhor estrutura e segurança para todos os presentes na edição. Além disso, o comitê de organização ainda está decidindo qual será a configuração do campeonato: 16 grupos com três seleções, 12 grupos com quatro times ou dois lados com 24 equipes.

Com o aumento do número de participantes a distribuição das vagas ocorrerá de forma diferente:

  • Uefa (Europa): 16 vagas; 
  • CAF (África): 9 mais um na repescagem; 
  • AFC (Ásia): 8 mais um na repescagem; 
  • Conmebol (América do Sul): 6 mais um na repescagem; 
  • Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 mais um na repescagem; 
  • OFC (Oceania): 1 vaga; 

Calendário 

Cabe lembrar que, apesar das datas oficiais ainda não terem sido divulgadas, a Copa do Mundo 2026 ocorrerá em seu período tradicional de junho a julho, possivelmente com um calendário mais estendido, para acolher o novo tamanho da competição. 

Projeções e expectativas 

Logística 

Enquanto no Qatar, os torcedores conseguiam se deslocar de forma gratuita e prática entre um estádio e outro, a próxima Copa terá a logística como um grande desafio.  

Quase cinco mil quilômetros separam as cidades de Vancouver e Toronto, no Canadá, por exemplo. E, com três países diferentes sediando a edição, será necessário um maior planejamento e adaptação das viagens para as seleções, jornalistas e torcedores.

Torcida 

Poucas torcidas fizeram tanto barulho quanto as africanas e as árabes na Copa do Mundo 2022. Além da campanha dentro de campo, os torcedores do Marrocos e da Arabia Saudita, por exemplo, fizeram história na arquibancada e nas ruas do Qatar.

Para a próxima edição, a distância deve dificultar o deslocamento destes povos até os Estados Unidos, México e Canadá. Mas, certamente iremos nos admirar com as torcidas das 48 seleções classificadas, principalmente as latino-americanas.

Por outro lado, as inúmeras restrições impostas no Qatar não ocorrerão na Copa do Mundo 2026, fazendo com que a edição seja completamente diferente no sentido político, cultural e comportamental.

Futebol 

Infelizmente, a Copa do Mundo 2022 foi a última para grandes craques do futebol como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Antoine Griezmann, Luka Modric, Thiago Silva e Manuel Neuer.

Em contrapartida, a presença de novos países pode significar a revelação de novos craques e heróis do futebol, além da grande expectativa em volta de grandes seleções como Brasil, Itália, Portugal, Alemanha, Argentina e França.

Sem dúvidas, a Copa do Mundo 2026 irá surpreender e entreter todos os continentes do planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Futebol Latino 2023