Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão: como o Flamengo resistiu fisicamente?

copa-do-brasil-libertadores-e-brasileirao-como-o-flamengo-resistiu-fisicamente-Futebol-Latino-26-10
Foto: Marcelos Cortes, Flamengo

*Por Agência Conversion

O Flamengo chegou às finais de todos os campeonatos eliminatórios que disputou em 2022. Vice-campeão do Campeonato Carioca, o rubro-negro também é campeão Copa do Brasil e disputa a final da Libertadores, no sábado (29), frente ao Athletico-PR. podendo conquistar dois títulos nos últimos oito jogos do ano. Ao final da temporada, o Mengão terá disputado 77 partidas, o maior número possível dentro dos torneios disputados.

BANNER IN TEXTLEGEND PLAY MEDIA BR

Leia mais: Goleira brilha e Boca Juniors está na final da Libertadores Feminina
Futebol e videogames: uma história de paixões compartilhadas

Diante de um calendário tão exigente no futebol brasileiro, a gestão da condição física dos atletas é um dos grandes desafios de um time ao longo de uma temporada. A fim de melhorar a recuperação dos jogadores após as partidas e reduzir os riscos de lesões, a utilização diária de equipamentos de qualidade e o acompanhamento constante de profissionais da saúde são elementos indispensáveis na rotina das equipes profissionais.

Departamento de Saúde e Alto Rendimento do Flamengo

O staff do Flamengo, por exemplo, é composto por dois preparadores físicos, dois fisiologistas, dois médicos, cinco fisioterapeutas, dois massagistas e dois enfermeiros – todos esses chefiados pelo Gerente de Saúde e Alto Rendimento, Márcio Tannure. Essa equipe extremamente atuante nos bastidores controla minuciosamente a saúde dos atletas e acumula histórias curiosas.

Uma dessas histórias é a do enfermeiro Alex Ribeiro, conhecido como “Homem dos Remédios”. Além de ser o principal responsável pelos medicamentos dos jogadores, o profissional atua como massagista, realizando tratamentos antes e depois dos treinamentos do Flamengo. No clube desde 2013, trabalha, contribui e participa das glórias do seu time de coração.

A cada dia, o futebol se torna mais interdisciplinar e científico, de modo que mais pessoas de diferentes áreas possam trabalhar com o esporte. O primeiro passo pode ser a realização de um Curso de Enfermagem EAD ou de Análise de Desempenho para estar mais próximo de fazer da paixão de torcedor, quem sabe, uma profissão.

Controle de carga, a expressão “mágica”

Ainda assim, seja qual for o tamanho e a qualidade do Departamento de Saúde e Alto Rendimento, os jogadores não são máquinas e, por isso, não conseguem jogar 77 partidas em um ano sem maior impacto na condição física. Se contabilizarmos o início da pré-temporada rubro-negra em 2022 até a última rodada do Brasileirão (13 de novembro) e fizermos uma média, o Flamengo terá jogado uma partida a cada 4,5 dias na temporada.

Tendo em vista que cada atleta percorre de 9km a 14km por partida, de acordo com a CBF, sendo 25% dessa distância em alta intensidade, percebemos a necessidade de uma expressão mágica: controle de carga.

Quando chegou ao Flamengo, em junho, o técnico Dorival Júnior encontrou uma equipe bastante desfalcada. Em sua sexta partida, no dia 29 daquele mês, o rubro-negro teve 10 desfalques por suspensão, lesões e casos de Covid no clube. A solução encontrada foi o controle de carga, não só nos treinamentos, mas nas partidas. Assim sendo, o treinador se aproveitou do elenco acima da média, em termos quantitativos e qualitativos, e formou dois times: um jogava o Brasileirão, outro a Copa do Brasil e a Libertadores.

“Temos que continuar trabalhando, buscando a melhor equipe possível, que não considero titulares ou reservas (…) Nesses dois meses nenhum jogador está com lesão muscular. É importante. Por isso que perceberam que o descanso tem sido importante, está dando possibilidade de treinamentos e nos jogos”, disse o treinador em entrevista coletiva ainda no mês de agosto.

Devido ao rodízio no elenco, um mesmo jogador raramente foi titular em duas partidas seguidas. A medida permite uma recuperação física completa do atleta e o deixa em condições não só para jogar, mas para treinar. Também por isso, o Flamengo está em terceiro lugar no Brasileirão, conquistou a Copa do Brasil e ainda pode ganhar a Libertadores.

error: Futebol Latino 2023