*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Em boa colocação nas duas principais competições em que participa, o Independiente del Valle vem sofrendo com ausência de importantes jogadores em suas partidas. Diversos atletas tem sido afastados por lesão, que são os casos de Luis Ayala, Bryan Cabezas, Julio Angulo e Arturo Mina. No entanto, o caso do zagueiro Arturo Mina é um pouco diferente dos demais colegas de equipe.
Leia mais: Presidente do Peñarol empolgado com inauguração da nova casa Carbonera
Wilmer Aguirre afirma que Alianza Lima não o deixou treinar no clube
Assim como os citados companheiros de time, Arturo Mina também se recupera de lesão e ficou de fora do último confronto do Independiente del Valle pelo Apertura. No entanto, a razão pela qual Mina ficou de fora do jogo da última sexta (18) contra o Fuerza Amarilla foi outra: estar em condições físicas de atuar pela seleção equatoriana nos jogos das eliminatórias na próxima semana.
Os próximos desafios da seleção equatoriana nas eliminatórias para a Copa 2018 são válidos pelas 5ª e 6ª rodada do torneio e ocorrerão nos dias 24 e 29 de março. Na primeira partida, o Equador recebe o Paraguai no Estádio Olímpico Atahualpao, enquanto no dia 29 a seleção equatoriana viaja para a Colômbia, onde enfrenta a seleção local no Estádio Metropolitano Barranquila.
Para atuar nas duas partidas pela seleção, o zagueiro do Independiente del Valle se juntou aos demais convocados na tarde desse sábado (19). A princípio, seguirá realizando normalmente as atividades junto ao grupo e deve ser um dos principais nomes da seleção equatoriana nos dois jogos, período no qual desfalcará o Independiente del Valle.
Enquanto Arturo Mina fica à disposição da seleção equatoriana, o Independiente del Valle continua normalmente a disputa no Apertura e na Libertadores, competições nas quais está bem colocado. Pelo campeonato nacional, o Independiente del Valle tem 12 pontos somados em 5 partidas disputadas, com 4 vitórias e apenas 1 derrota até aqui. O próximo desafio no Apertura é contra a LDU, na próxima quarta (23) às 21h15.
Já na competição sul-americana, o Independiente del Valle é o vice-líder do grupo 5 com 7 pontos e tem um jogo decisivo na próxima rodada. Com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota na competição, o Independiente del Valle precisa vencer o líder Atlético-MG para ficar em situação mais favorável na tabela. Além disso, o Independiente del Valle precisa torcer pelo resultado negativo do Colo Colo, que está em terceiro lugar com 5 pontos e pode assumir o lugar do Independiente del Valle em caso de tropeço da equipe equatoriana diante do clube brasileiro.