Conmebol também implementa regra contra ‘cera’ dos goleiros

conmebol-tambem-implementa-regra-contra-cera-dos-goleiros-futebol-latino
Foto: Gonzalo Acuña/Pexels

Na Libertadores e na Sul-Americana, uma mudança de regra que visa dar mais dinâmica as partidas vai entra em vigor. Isso porque a contagem ativa na posse do goleiro com as mãos se fará presente nas principais competições entre clubes da América do Sul.

Leia mais: No Peru, árbitro se defende de agressão com golpe de karatê
Colo-Colo lança novos uniformes com temática do centenário
Flamengo chega à receita recorde, mas vê aumento da dívida em 2024

Em suma, os árbitros passarão a contar, de maneira mais próxima, o tempo que os arqueiros seguram a pelota com as mãos. Desse modo, se os goleiros ultrapassarem essa medida (caracterizando a famosa “cera”), a punição será uma cobrança de escanteio para o time adversário. Para dar clareza a todos no controle da contagem, faltando cinco segundos, o dono do apito levanta as mãos para exibir o tempo disponível.

Outras alterações reforçam conceitos de decisões anteriores da International Football Association Board (Ifab), entidade que dita as regras do esporte em nível profissional. Como, por exemplo, apenas o capitão fazer contato com a arbitragem e o ato de bola ao chão para caso de interrupção da arbitragem por motivos diversos

A atualização de regra para dificultar a “cera” dos goleiros” tem caráter mais recente junto a Ifab. Entretanto, como a modificação entrou em vigor no dia 1° de março, a entidade sul-americana decidiu implementá-la somente na fase de grupos de Liberta e Sula.

error: Futebol Latino 2023