Em reunião feita através de videoconferência pela Conmebol na tarde dessa sexta-feira (17), a ideia central definida foi de manter o cenário futebolístico sem alterações. Além disso, pensando na questão sanitária, a decisão foi de não estabelecer novas datas para o retorno das competições como a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana.
Leia mais: FIFA decide sobre caso envolvendo atacante do Boca Juniors
Pensando em Davinson Sánchez, Ajax segue monitorando o futebol latino
Apesar da ainda indefinição de datas, a Confederação Sul-Americana de Futebol ratificou o desejo de que a ideia é terminar as competições dentro de campo, descartando a ideia de qualquer tipo de cancelamento das competições que foram interrompidas ainda no seu início.
No caso das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, apesar da participação dos membros da Conmebol e disputa em solo sul-americano, o gerenciamento do torneio pertence a FIFA.
Por isso, como expressou a entidade no comunicado após o evento que reuniu membros do conselho e os presidentes das 10 afiliadas,”cabe a mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição classificatória. Até o momento, a data fixada por este organismo para sua celebração é de 4 a 8 de setembro de 2020, no formato previamente estabelecido.”
Além disso, a possibilidade aventada nos últimos dias de mudar o formato de disputa pensando na adequação de calendário foi descartada, se mantendo o modelo de 18 rodadas com pontos corridos em dois turnos.
Confira aqui a nota oficial da Conmebol sobre a reunião dessa sexta