O futebol boliviano tem uma questão importante a ser solucionada por conta da conclusão de disputa do Clausura deste ano em meio a Greve Cívica que vive o país. Algo que, naturalmente, se torna ainda mais urgente pelo calendário “espremido” diante da realização iminente da Copa do Mundo.
Leia mais: Meia brasileiro tem dupla comemoração no Pohang Steelers
Messi tem discurso revelado antes de final entre Argentina x Brasil na Copa América
Depois da última reunião realizada pelo Conselho da Divisão Profissional da Federação Boliviana de Futebol (FBF), a chance de finalizar a competição e indicar os qualificados as competições continentais (Libertadores e Sul-Americana) levando em consideração a disputa do torneio até o presente momento.
Todavia, além da necessidade de determinar os times rebaixados com um igualitário número de partidas, um comunicado emitido para a FBF pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) descartou a hipótese de término precoce da segunda competição nacional da elite boliviana em 2022.
“A Federação Boliviana de Futebol tem oito vagas para os torneios continentais, sendo condição essencial para participar dos torneios continentais a classificação por méritos esportivos, por assim dizer, devendo as equipes finalizar o calendário do torneio local. Cabe destacar que, em nenhuma circunstância, poderá uma equipe boliviana disputar as copas continentais sem ter participado do torneio nacional ou sem que o mesmo tenha finalizado.”
Entenda o caso
A Bolívia vive um embate entre as autoridades governamentais federais e integrantes do sistema responsável pelo censo do país onde, enquanto o Decreto Supremo 4760 prevê a padronização do sistema de recenseamento somente para 2024, entidades como o Comitê Interinstitucional Impulsor do Censo e o Comitê Cívico Pro Santa Cruz querem a revogação do decreto e a realização do levantamento em 2023.
Desta forma, os integrantes do sistema de recenseamento na região da província de Santa Cruz iniciaram uma greve cívica no último dia 22 de outubro em ação que interfere em todo o sistema de funcionamento, mobilização, logística e, consequentemente, na realização de partidas de futebol na província.
Com esse cenário onde cinco equipes da região disputam o Clausura (Blooming, Guabirá, Oriente Petrolero, Real Santa Cruz e Royal Pari), todas as partidas que estavam previstas para ocorrer a partir do último dia 22 foram adiadas e não possuem uma nova data para serem realizadas.