Em meio aos problemas logísticos, de calendário e financeiros acarretados (ou agravados) pela pandemia do novo coronavírus, a Conmebol anunciou nessa quinta-feira (13) mais uma medida adaptativa ao atual cenário pensando, inicialmente, na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana.
Leia mais: Lembra dele? Leandro Damião alcança marca importante no Japão
Mãe de Cavani dispara contra PSG após gafe: “Já deu o que tinha que dar”
Segundo informação publicada no site oficial da entidade que comanda o futebol na América do Sul, à partir da retomada das duas competições será possível a inscrição de 40 jogadores. Anteriormente, os dois torneios permitiam apenas 30 nomes na lista oficial passada a Conmebol.
Quem também sofreu uma alteração em seu planejamento inicial foi a Copa América, prevista em um primeiro momento para ocorrer nessa temporada e que foi adiada para 2021 justamente por conta da pandemia.
Além de mudanças no regulamento, o cronograma de partidas foi modificado pensando na questão de facilitar a logística e minimizar os riscos de deslocamentos que farão as equipes entre os países sede que seguem os mesmos (Argentina e Colômbia) além do formato da competição e suas datas de início e término, respectivamente: 11 de junho e 10 de julho do próximo ano.
As seleções poderão, também, fazer três trocas extras de atletas além de jogadores que naturalmente teriam permissão para serem substituídos por lesão atestada. A única condição será que essas trocas ocorram dentro do universo de 50 jogadores presentes na pré-lista entregue a Conmebol.