*Por Rodrigo Sturaro
Como parte do processo de renovação do calendário da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, a Conmebol anunciou nesta sexta (14) quais serão os critérios de classificação para as competições em 2017, ano de ajuste no formato dos torneios.
Leia mais: Luis Suárez relembra o primeiro gol com a camisa do Uruguai
Conmebol tem cidade “preferida” para final em jogo único da Libertadores
A nota oficial, assinada pelo presidente Alejandro Domínguez, afirma que o principal objetivo das mudanças e dos critérios é de promover uma maior competitividade no futebol sul-americano.
“Nos últimos nove meses estamos trabalhando com consultores especializados e com cada confederação na construção de uma estratégia para provomer o desenvolvimento e a competitividade do futebol sul-americano. Dois elementos essencias nesta estratégia são a armonização dos calendários continentais e nacionais, além da fixação de critérios de classificação, por mérito desportivo, de acordo com a respectiva identidade de cada um dos torneios de clubes da Conmebol”, afirmava o comunicado do presidente
“Estas mudanças são produto de um estudo técnico e profissional, com uma visão a longo prazo e focada na América do Sul, cujo objetivo é potencializar nossas forças. Estamos seguros de que estas melhoras propiciarão um grande salto de qualidade, tanto no âmbito esportivo, quanto no que se refere a infra-estrutura, organização de eventos e televisionamento”, concluiu Domínguez.
A definição das vagas foram dispostas conforme a imagem abaixo: