Conmebol abre investigação por suspeita de corrupção na Copa América de 2007

Foto: Divulgação

*Por Rodrigo Sturaro

A Conmebol anunciou que vai investigar denúncias de corrupção na escolha da sede da final da Copa América disputada na Venezuela em 2007.

Leia mais: Site inglês repercute declaração de Luxemburgo sobre Guardiola

Justo Villar espera Paraguai ofensivo diante da Argentina

A atitude foi tomada após o ex-prefeito de Maracaibo, Giancarlo di Martino, afirmar que Nicolás Leoz e Eugenio Figueredo foram pagos para determinar que a cidade seria responsável por receber a grande final, que foi disputada por Argentina e Brasil. Alejando Dominguez, atual presidente da Conmebol, foi quem comunicou a abertura das investigações.

“Condeno energicamente a corrupção do passado que tanto dano fez ao futebol sul-americano. Dentro do nosso compromisso de esclarecer as contas e fazer justiça, mandei investigar a fundo estas graves denúncias. Este exercício se levará a cabo dentro do marco da investigação interna e auditoria forense que viemos adiantando desde maio com a assessoria de auditores e advogados especializados em matéria de anticorrupção”, afirmou o mandatário do futebol sul-americano.

Montserrat Jimenez, diretora jurídica da Conmebol, também falou sobre o caso: “Um dos pilares da reforma da nova Conmebol é fazer justiça para o futebol sul-americano e isto tem três componentes: primeiro, conhecer toda a verdade a respeito dos atos de corrupção do passado; segundo, buscar a restituição correspondente perante a justiça; e terceiro, blindar o futebol contra a corrupção no futuro para que estes abusos não se repitam”.

error: Futebol Latino 2023