*Por Mônica Alvernaz – Colaboradora do Futebol Latino
Com início previsto para o próximo mês, a Copa Sul-Americana começa a ser desenhada na noite desta terça (12). Com sorteio previsto para às 21h, as quatro equipes bolivianas classificadas para o torneio conhecerão seus adversários na competição.
Leia mais: Entrevista: Revelado pelo Goiás, Assuério abre o jogo sobre a carreira no FL
Região nordeste tem mais uma emissora com atenção aprofundada no futebol
A competição sul-americana contará com 4 equipes da Bolívia, que conseguiram classificação para o torneio. Representantes de Bolívar, Wilstermann, Blooming e Real Potosí estarão em Santiago, no Chile, para acompanhar o sorteio.
Os possíveis adversários de Bolívar, classificado como primeira equipe da Bolívia, são: Universidad de Concepción, do Chile, Fénix, do Uruguai e o Sportivo Luqueño, do Paraguai.
O Wilstermann, segundo classificado do país, poderá enfrentar
Palestino, do Chile, Montevideo Wanderers, do Uruguai e o Sol de América, do Paraguai.
Como terceiro classificado da Bolívia, o Blooming pode ter O’ Higgins, do Chile, Plaza Colonia, do Uruguai ou o paraguaio Libertad como adversários na primeira fase da competição sul-americana.
Por fim, o Real Potosí pode enfrentar a Universidad Católica, do Chile, o Peñarol, do Uruguai, ou o Cerro Porteño, do Paraguai, na fase classificatória da sul-americana.
Nesta fase, países do mesmo país não se enfrentarão. Além disso, os clubes classificados nas terceiras e quartas posições de seus países jogarão como mandantes a partida de ida.
Na primeira fase da sul-americana, os representantes de Brasil e Argentina ficam de fora e existem duas chaves com os demais participantes.
Enquanto os clubes de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela se enfrentam em uma chave, as equipes de Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai duelam em outra.
A Copa Sul-americana 2016 começará no dia 3 de agosto e terminará em dezembro, em data a ser definida. No total, 47 clubes, vindo de 10 países, participarão do torneio, que tem como último campeão o Independiente Santa Fe, da Colômbia.