*Por Danilo Di Grado
Conquistando a Liga dos Campeões da CONCACAF, o Monterrey garantiu a tão almejada vaga para a disputa do Mundial de Clubes, que será realizado nos Emirados Árabes Unidos em 2021.
Leia Mais: Pelo Campeonato Argentino, Boca Juniors enfrentará grande ídolo
Por expulsão, James Rodríguez pode ser severamente punido no Qatar
Fundado em 1945, acumula em sua história alguns títulos de expressão. No torneio continental, levantou a taça em 2010/11, 2011/12, 2012/13, 2019 e 2021, além de ter conquistado cinco títulos pelo Campeonato Mexicano, sendo eles em 1986 e 2003 (Clausura), 2009 (Apertura), 2010 (Apertura), 2019 ( Apertura), e três Copas do México em 1992, 2017 e 2020.
CAMPANHAS NOS MUNDIAIS
Sua primeira participação na competição organizada pela FIFA aconteceu em 2011. Apesar dos esforços, acabou ficando nas quartas de final quando perdeu nos pênaltis para o Kashiwa Reysol, porém ainda jogou mais uma partida para garantir o 5º lugar derrotando o Espérance de Tunis.
Em 2012, chegou a avançar para a semifinal da competição após bater o Ulsan Hyundai. Entretanto, acabou perdendo para o Chelsea na ocasião, por 3 a 1, mas conseguiu seu lugar no pódio ao bater o Al-Ahly na disputa de 3º lugar.
Já em 2013, voltou ao torneio na expectativa de fazer história. Porém, pepetindo a campanha de 2011, ficou pelo caminho novamente nas quartas, desta vez sendo derrotado pelo Raja Casablanca. Na disputa do 5º lugar, teve o velho conhecido Al-Ahly como adversário conseguindo uma sonora goleada por 5 a 1 sobre o clube egípcio.
Para fechar, em 2019 teve sua última participação desde então. Nas quartas, derrotou o Al-Sadd conquistando assim sua passagem para a semifinal. Mas a tarefa não era fácil, já que o rival era o Liverpool. Mesmo lutando nos 90 minutos, acabou sendo eliminado pelos ingleses, fazendo com que disputasse o 3º lugar no torneio, conseguindo o feito ao bater o Al-Hilal, nos pênaltis.
ATUAL ELENCO
Contando com uma mistura entre atletas experientes e jovens, os Rayados tem alguns destaques dentro das quatro linhas. No sistema defensivo, conta com o goleiro Estában Andrada, ex-Boca Juniors, além de César Montes, Héctor Moreno, Stefan Medina e Sebastián Vegas, todos esses titulares na decisão contra o América-MEX, no dia 28 de outubro.
No meio-campo, o destaque fica por conta de Celso Ortiz, paraguaio de 32 anos. Com passagens pela Europa, mais precisamente no AZ Alkmaar, da Holanda, seu início de carreira foi defendendo o Cerro Porteño. Além dele, Carlos Rodríguez e Arturo González fecham o setor.
Já na frente, o grande nome da equipe, sem dúvida alguma é do camisa 7, Rogelio Funes Mori. Aos 30 anos, o argentino naturalizado mexicano já balançou as redes adversárias por sete vezes em 16 jogos disputados até o momento na atual temporada. Em sua carreira, atuou pelo River Plate, onde iniciou sua trajetória profissional, além de acumular experiências em solo europeu jogando pelo Benfica e Eskisehirspor, da Turquia, deixando sua marca por onde passou.
Como companheiros de ataque, aparece o também argentino Maximiliano Meza, de 28 anos, sendo um dos artilheiros da equipe, além de Jesús Gallardo, de 27 anos, que tem aparecido nas convocações da seleção mexicana.