No último sábado à noite, o Sul-Americano Sub-20 chegou ao fim. A competição que iniciou no dia 18 de janeiro, teve um total de 45 jogos, 100 gols marcados e o Uruguai campeão do torneio pela 8ª vez na história.
Leia Mais: Conmebol informa sua decisão a respeito do recurso do El Nacional
No Equador, torcedores do Barcelona de Guaiaquil fazem caminhada pela paz
Se por um lado a Celeste Olímpica resgatou seu orgulho na categoria de base, algumas seleções decepcionaram muito, como, por exemplo, o Brasil, que apresentou um futebol pobre e não conquistou uma vaga para o Mundial da categoria que será disputado na Coreia do Sul.
Confira um resumo do torneio abaixo:
Orgulho resgatado
A estreia do Uruguai no Sul-Americano Sub-20 aconteceu diante da Venezuela. Apesar da qualidade da Celeste, o que se viu dentro de campo foi um time nervoso e que sentiu o peso do primeiro jogo. À medida que a competição foi se desenrolando, o Uruguai se soltou dentro de campo e fez partidas seguras e que culminaram com o título do torneio após bater o Equador por 2 a 1.
Surpresa Positiva
A Venezuela foi a única seleção que avançou para o hexagonal sem vencer nenhuma partida. Com quatro empates, os meninos comandados por Rafael Dudamel chegaram à segunda fase empolgados e com um sistema defensivo sólido, a vaga inédita na Copa do Mundo veio como prêmio a uma equipe limitada tecnicamente, mas que não teve medo de enfrentar os gigantes do continente.
Foi por pouco…
A Argentina chegou ao Sul-Americano como uma das favoritas para levar o troféu. Alguns jogadores prometiam explodir ao longo do torneio, mas durante os duelos, a albiceleste demonstrava muita dificuldade de impor seu estilo e a vaga só veio na última rodada do hexagonal ao vencer a Venezuela e secar o Brasil contra a Colômbia.
Decepção
A vergonha estampada na cara de Rogério Micale após o empate sem gols contra a lanterna Colômbia reflete o que foi o Brasil no torneio. Em 9 jogos disputados, a Seleção venceu três partidas e todas no sufoco. Agora, a geração que prometia dar muitas alegrias ao futebol brasileiro terá que assistir a Copa do Mundo do sofá.
Estatísticas
Time que mais venceu: Uruguai – 5 vitórias
Time que menos venceu: Chile e Peru – 0 vitórias
Melhor Ataque: Uruguai e Equador – 18 gols
Pior Ataque: Chile e Peru – 2 gols
Melhor Defesa: Chile – 4 gols sofridos
Pior Defesa: Argentina e Colômbia – 14 gols sofridos
Artilheiro:
Lautaro Martínez (Argentina) – 5 gols
Marcelo Torres (Argentina) – 5 gols
Bryan Cabezas (Equador) – 5 gols
Rodrigo Amaral (Uruguai) – 5 gols
Classificados para o Mundial Sub-20: Uruguai, Equador, Venezuela e Argentina.