*Por Juliano Rangel
A confirmação da chegada do técnico português Jorge Jesus ao Flamengo, no último sábado (01), representa o primeiro treinador europeu no país e aumentou a lista de técnicos nascidos no velho continente que trabalham em clubes sul-americanos.
Leia mais: Clube italiano pode ser o destino de James Rodríguez
Novo técnico da Internazionale admite interesse em Alexis Sánchez
Os nomes ainda são poucos, com destaque para o mercado equatoriano que possui os outros dois técnicos desta lista. O Futebol Latino apresenta esses comandantes que mostram como a globalização está cada vez mais forte no mundo do futebol. Confira:
ISMAEL RESCALVO (Emelec)
Nascido da cidade Valencia, o ex-zagueiro de Massamagrell UD, Levante e Torre Levante, já possui uma bagagem em terras sul-americanas. Depois de começar a carreira de técnico, em 2012, na equipe espanhola de Torre Levante, Rescalvo seguiu para a Colômbia onde dirigiu o Envigado, entre 2016 e 2017, e o Independiente Medellín, em 2018.
No ano passado, chegou ao futebol equatoriano, onde dirigiu o Independiente del Valle e, a partir do início deste ano, assumiu o comando do Emelec.
MIGUEL ÁNGEL RAMÍREZ (Independiente del Valle)
Natural da cidade de Las Palmas, Ramírez começou sua carreira de treinador, em 2004, atuando nas divisões de base de clubes como o Las Palmas, Alavés e o ASPIRE Academy, do Catar.
Chegou ao futebol equatoriano em 2018, para ser diretor técnico das divisões de base do Independiente del Valle e, no último mês de maio, assumiu o comando técnico da equipe principal.