Na tarde desta segunda-feira (17) em cerimônia virtual realizada na cidade de Zurique, na Suíça, a FIFA divulgou os premiados do The Best em relação ao desempenho dos atletas entre outubro de 2020 e agosto de 2021.
Leia mais: Meio-campista Jean Lucas comemora bom momento pelo Monaco
Ex-jogador do Benfica fala sobre luta pessoal contra a ansiedade
E, dentre as categorias contempladas no quesito individual e coletivo, a presença de jogadores latino-americanos foi marcante tanto em representantes do futebol masculino como também do futebol feminino.
Na modalidade de melhor arqueira do planeta, a chilena Christiane Endler, ex-Paris Saint-Germain e atualmente no Lyon, foi premiada e não deixou de demonstrar sua alegria tanto pelo troféu como pelo caráter de representatividade que viu na escolha:
“Que orgulho, ser a primeira latino americana a receber esse prêmio. É a terceira vez que estou aqui, nas outras foi só expectativa. Estou felicíssima.”
Em um dos prêmios especiais, a canadense Christine Sinclair foi contemplada por conta de sua artilharia histórica pela seleção nacional onde, com 188 tentos, é a maior goleadora entre seleções no geral, entre homens e mulheres.
Para a escolha do gol mais bonito da temporada, batizado de Prêmio Puskas, o escolhido foi o meio-campista argentino Erik Lamela, quando ele defendia o Tottenham, por seu gol de letra em meio ao clássico diante do Arsenal. A partida ocorreu no dia 14 de março do ano passado onde, apesar do tento maravilhoso, a vitória ficou com os Gunners por 2 a 1.
Na equipe ideal do futebol feminino, além de nova aparição de Endler, estiveram representando o continente as norte-americanas Carli Lloyd e Alex Morgan bem como a brasileira Marta. Já no masculino, somente Lionel Messi esteve presente, mantendo uma “tradição” de presença nessa premiação que ocorre desde 2008.
Além dos premiados em si, o ex-goleiro brasileiro Júlio Cesar e a técnica norte-americana Jill Ellis foram figuras presentes na cerimônia para revelarem os vencedores do prêmio para o fã e a melhor técnica do futebol feminino, respectivamente.