*Por Juliano Rangel
Neste sábado (15) tem início a 15ª edição da Copa Ouro, que será disputada nos Estados Unidos, Jamaica e Costa Rica. O torneio que acontece a cada dois anos é a maior competição organizada pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).
Leia mais: Problemas na documentação deixa meia do River mais distante de clube inglês
Cerro Porteño é acusado de não pagar pela transferência de Diego Churín
Para deixar você no clima de mais uma edição da competição, o Futebol Latino preparou uma lista com dez curiosidades sobre o torneio. Confere aí!
INÍCIO DO TORNEIO
Criada em 1991, a Copa Ouro surgiu como uma forma de renascimento da Copa da Concacaf, além de ter como antecessor o Campeonato da Concacaf, disputado até 1971.
Entre 1973 a 1989 a Concacaf não realizou nenhum torneio. A Copa das Nações UNCAF (América Central) e a Copa do Caribe servem como torneios classificatórios para a Copa Ouro.
Anteriormente (de 1996 até 2005), até três países de outras confederações continentais eram convidados a jogar o torneio. A partir da edição de 2003, o torneio passou a ser disputado a cada dois anos. As nações participantes são da América do Norte e Central e das ilhas do Caribe.
SELEÇÕES ESTRANTES
A edição de 2019 contará com dois países estreantes no torneio. Bermudas, que estará no grupo B ao lado de Costa Rica, Haiti e Nicarágua; e Guiana, que disputará o grupo D juntamente com Panamá, Trinidad e Tobago e Estados Unidos.
MAIORES GOLEADAS
A maior goleada do torneio aconteceu na edição de 1993, na partida entre México e Martinica. A seleção mexicana venceu o duelo por 9 a 0. El Tri também possui o maior número de goleadas aplicadas no top 10 da competição, com um 8 a 0 no Canadá (em 1993), 6 a 1 na Jamaica (em 1993) e 6 a 0 em Cuba (em 2015).
PARTICIPAÇÃO DE PAÍSES DE OUTROS CONTINENTES
No total, seis seleções de outras confederações já disputaram o torneio como convidadas. Brasil e Colômbia participaram de três edições; a Coreia do Sul de dois torneios; enquanto que Peru, Equador e África do Sul disputaram uma edição cada. O Brasil foi à seleção com maior êxito, chegando à final da edição de 1996, quando perdeu para o México por 2 a 0.
MAIOR CAMPEÃO DO TORNEIO
A seleção mexicana é a maior campeã do torneio com 10 conquistas. O último título foi conquistado na edição de 2015, após bater a seleção jamaicana por 3 a 1.
MAIS VICE-CAMPEONATOS
Já a seleção norte-americana acumula o maior número de vice-campeonatos em cinco edições. Seus últimos vice-campeonatos foram contra a seleção mexicana, nas edições de 2009 e 2011.
ESTADOS UNIDOS SEMPRE COMO PAÍS-SEDE
Em todas as 15 edições do torneio, os Estados Unidos foi o único ou um dos países que receberam o torneio. Apenas em 1993 (foi Sede junto com o México), 2003 (novamente como México), 2015 (junto com o Canadá) e neste ano (junto com a Costa Rica e a Jamaica) o país não foi à única Sede do torneio.
JOGADOR COM MAIS GOLS E MAIS PARTIDAS NO TORNEIO
O jogador com mais gols no torneio é o ex-atacante da seleção norte-americana, Landon Donovan, com 18 gols. Sua primeira participação no torneio foi na edição de 2000. Donovan também o atleta com mais partidas disputadas no torneio, com 34 jogos.
JOGADORES COM MAIS TÍTULOS
Outro recorde de Landon Donovan é o número de títulos do torneio. Ao lado do ex-lateral da seleção norte-americana, DaMarcus Beasley, ele é o maior vencedor do torneio, com 4 títulos. Ambos estiveram nas conquistas das edições de 2002, 2005, 2007 e 2013.
TREINADOR COM MAIS TÍTULOS
Tricampeão do torneio, o ex-técnico da seleção norte-americana, Bruce Arena, é o maior vencedor do torneio da competição.