*Por Juliano Rangel
Na última quinta-feira (15), o Brasil de despediu de Aldyr Schlee, ilustrador, escritor, jornalista e criador da camisa canarinho da seleção brasileira. Para homenagear esse brasileiro que na próxima quinta-feira (22) completaria 84 anos, o Futebol Latino apresenta as evoluções das camisas que as dez seleções sul-americanas.
Leia mais: Eles comemoraram o título de forma antecipada; Confira lista
Efetivação de Solari por Real Madrid tem detalhe curioso em contrato
Os primeiros registros destacam que o uniforme utilizado era na cor branca com meias pretas. Desde de 1910, a tradicional camisa listrada nas cores azul celeste e branca passou a ser utilizada. No mundial de 1958, pela primeira e única vez a seleção utilizou o uniforme amarelo.
BOLÍVIA
Inicialmente vestindo camisas brancas e calções pretos – como no mundial de 1950 – a seleção boliviana só começou a usar o seu clássico uniforme verde com escudo no lado esquerdo e calções brancos em 1957.
As primeiras camisas utilizadas pela seleção brasileira era nas cores brancas e foram “aposentadas” após a Copa de 1970. Entrou em cena a amarela canarinho, criada pelo gaúcho Aldyr Garcia Schlle, que na época tinha apenas 19 anos e venceu um concurso de desenhos. A seleção também já vestiu verde azul e até o uniforme do Peñarol, em 1919, num amistoso contra Argentina.
CHILE
A primeira camiseta produzida para a seleção chilena tinha a metade da direita em vermelho e a metade da esquerda em branco, com o escudo na altura do peito. Após a década de 1940, a camisa sofreu algumas variações entre branco e vermelho, chegando, em 1947, ao uniforme tradicional, em vermelho com calção azul e meias brancas.
O primeiro uniforme utilizado pela seleção era na cor branca, com faixas verticais amareladas. A equipe também utilizou o uniforme azul escuro e também camisa tricolor. O tradicional amarelo foi lançado na Copa América de 1987.
EQUADOR
O primeiro uniforme da equipe era na cor branca, com três tarjas nas cores amarela, azul e vermelha. A partir de 1949, o amarelo e, em 1953, a faixa azul ganharam espaço, só deixando de serem utilizadas entre 1966 e 1983. Ao longo dos anos o uniforme ainda variou com e sem a faixa azul.
PARAGUAI
As faixas verticais na cor vermelha são tradicionais desde a criação do uniforme paraguaio, que só passou por variações no tamanho de ambas. As modificações podem ser mais vistas no segundo uniforme da equipe.
PERU
Inicialmente com faixas verticais, o uniforme da seleção peruana incorporou, de forma definitiva, a faixa diagonal na cor vermelha a partir de 1936.
O primeiro uniforme uruguaio era na cor azul escuro com uma faixa diagonal branca. A equipe ainda teve um uniforme igual ao atual da seleção argentina, outra vestimenta na cor verde, até a definição do azul celeste, em 1910, que é utilizando até hoje.
VENEZUELA
Vinho tinto desde a sua criação, o uniforme da seleção venezuelana passou por algumas variações na cor vermelha, além de ter um uniforme nas cores da bandeira do país em 1999.