*Por Renan Liskai
A fase de grupos da Libertadores e da Sul-Americana se aproxima do fim. Até o momento, quatro rodadas já foram disputadas e os times brasileiros se dividem entre boas e más campanhas nos torneios. Com dois jogos apenas restantes na primeira fase de cada uma das competições, o Futebol Latino traz um panorama de como está a situação de cada equipe.
Leia mais: Ronald Araujo prega cautela sobre possível campanha uruguaia na Copa do Mundo
Destaque da seleção chilena marca golaço no futebol inglês; assista
Libertadores
Palmeiras
Como esperado, o Palmeiras vem atropelando seus adversários no Grupo A da Libertadores. A equipe comandada por Abel Ferreira tem 100% de aproveitamento até aqui na competição e já garantiu vaga no mata-mata. Agora, o Verdão ainda tem pela frente Emelec e Deportivo Táchira, dentro de casa, e deseja garantir o primeiro lugar geral.
Athletico-PR
O Furacão se encontra em uma situação mais complicada. Com quatro pontos, o time aparece na último colocação do seu grupo, mas está a apenas três do Libertad, que lidera a chave. Com novo técnico no comando, os paranaenses ainda enfrentam o mesmo Libertad e depois o Caracas, com ambos os duelos acontecendo na Arena da Baixada.
Bragantino
No considerado ‘grupo da morte’, o Bragantino aparece na segunda colocação, com cinco pontos somados até aqui. A saber, a equipe brasileira ainda enfrenta o atual líder e já classificado Estudiantes, em casa, e depois visita o Nacional, em duelo que pode decidir o segundo classificado da chave para o mata-mata, uma vez que o Vélez aparece mais distante.
Atlético-MG
Um dos favoritos ao título, o Galo é líder do Grupo D, com oito pontos, ficando um acima do Tolima. Mesmo assim, a classificação ainda não é dada como certa, uma vez que, tirando o América-MG, a chave segue embolada. Pela frente, o time comandado por ‘El Turco’ ainda enfrentará Independiente Del Valle e Tolima, em casa.
América-MG
Entre os brasileiro, o América-MG é quem tem a situação mais complicada na Libertadores. Com apenas um ponto, o Coelho precisa vencer seus dois jogos restante e contar com outras combinações de resultado para conseguir avançar. Nos duelos que ainda tem pela frente, o time de Vagner Mancini visita Tolima e Independiente Del Valle.
Corinthians
Depois de um começo assustador, o Corinthians embalou duas vitórias e um empate em sequência e agora é o líder do seu grupo. Mesmo assim, a classificação para o mata-mata ainda depende de bons resultados, uma vez que o Timão tem sete pontos e o último colocado da chave tem quatro. Pela frente, a equipe tem o Boca Juniors, fora de casa, e o Always Ready, na Neo Química Arena.
Fortaleza
Apesar do empate em casa com o River Plate na última rodada, o Fortaleza se vê em situação complicada na Libertadores. Atualmente, o time aparece em terceiro lugar do grupo e está três pontos atrás da zona de classificação. Pela frente, o Leão do Pici encara o Alianza Lima, fora de casa, e depois pega o Colo-Colo, no Chile, em duelo que pode definir o classificado.
Flamengo
Assim como o Palmeiras, o outro finalista da última Libertadores se vê em situação tranquila. Líder da sua chave com 10 pontos, o Flamengo está a um empate de confirmar sua vaga nas oitavas de final. Para conseguir isso, o clube ainda tem que encarar Universidad Católica e Sporting Cristal, em casa.
Sul-Americana
Cuiabá
O Cuiabá é o primeiro time brasileiro oficialmente eliminado nas competições continentais em 2022. Com apenas três pontos em quatro jogo, o Dourado não tem mais chances de alcançar Racing ou Melgar, que lutam pela única vaga que leva ao mata-mata da Sul-Americana. Assim, o clube apenas cumpre tabela contra River Plate-URU e Melgar, fora de casa.
Santos
A vitória diante da Universidad Católica-EQU, fora de casa, deu um novo respiro ao Santos, que colou no líder da sua chave, ficando um ponto atrás. Sendo assim, o Peixe ainda tem um confronto direto contra o Unión La Calera e, depois, pega o Banfield, ambos em casa.
São Paulo
Entre os brasileiro, o São Paulo é o segundo de melhor campanha na Sul-Americana. Invicto e com 10 pontos até aqui, o Tricolor tem vaga encaminhada no mata-mata. Para garantir de vez a classificação, o time comandado por Rogério Ceni precisa apenas de um empate contra Jorge Wilstermann ou Ayacucho, em casa, nas duas últimas rodadas.
Internacional
A tranquilidade não é a mesma no Internacional. O Colorado está em segundo lugar no seu grupo, com a mesma pontuação do líder, mas perde nos critérios de desempate. Além disso, os gaúcho veem as equipes que estão abaixo próximas. Para tentar sua vaga no mata-mata, o clube precisará vencer Independiente Medellín e 9 de Octubre, em casa, e torcer para um tropeço do Guaireña.
Atlético-GO
O Dragão vem surpreendendo. Em um grupo complicado, a equipe tem nove pontos somados e aparece na liderança. Entretanto, ainda tem pela frente Antofagasta, em casa, e LDU, fora. O confronto contra os equatorianos pode ser o decisivo, uma vez que ambos têm a mesma pontuação, mas os goianos levam a melhor nos critérios de desempate.
Ceará
O Vozão é o melhor time da Sul-Americana até aqui. Com 100% de aproveitamento, a equipe lidera seu grupo e pode garantir sua vaga na próxima rodada. Para isso, basta vencer o General Caballero, em casa, e torcer por um tropeço do Independiente. Caso isso não aconteça, a vaga será decidida no duelo entre brasileiros e argentinos, em Avellaneda.
Fluminense
Apesar de aparecer no terceiro lugar do seu grupo, o Fluminense não está fora da disputa. Isso porque, o time aparece apenas a um ponto atrás do líder e igualado com o segundo colocado. Para tentar a classificação, a equipe precisa vencer o Unión Santa Fé e o Oriente Petrolero, fora de casa, além de contar com qualquer tropeço do Junior Barranquilla.