Confira 5 jogadores sul-americanos que se destacaram em 2022

Vini-Jr_31_12_2022
(Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP)

*Por Danilo Di Grado

Nas competições disputadas em 2022, entre elas a Copa do Mundo, muitos atletas sul-americanos mostraram seu potencial nos gramados.

BANNER IN TEXTLEGEND PLAY MEDIA BRLeia Mais: Lembra dele? Algoz do Palmeiras no Mundial perdeu após por conta da França
De volta ao Uruguai? Saiba como foi a passagem de Carlos Sánchez no país natal

Com isso, listamos cinco atletas que tiveram boas atuações ao longo do ano, com os torcedores de seus respectivos clubes na expectativa de que mantenham bons números também em 2023. Confira abaixo:

Julián Álvarez (Argentina – Manchester City)

Sem dúvida alguma, 2022 foi um grande ano para Julian Álvarez. Mesmo acertando com o Manchester City, ficou emprestado ao River Plate no primeiro semestre onde disputou alguns campeonatos entre eles a Libertadores. Mesmo sendo um dos principais nomes do clube argentino ainda na fase de grupos,  acabou não conseguindo ajudar os Millonarios nas oitavas, sendo eliminados pelo Vélez Sarsfield na ocasião. Já no time inglês, deu as boas-vindas marcando o único gol dos Citizens, na derrota para o Liverpool por 3 a 1, pela Supercopa da Inglaterra, terminando como vice-campeão. Até o momento, disputou 19 partidas, sendo elas pela Premier League e Liga dos Campeões, onde já marcou cinco gols juntando as duas competições.

No final do ano, pela Copa do Mundo, foi uma das grandes apostas do técnico Lionel Scaloni. Apesar de iniciar a competições entre os reservas entrando no decorrer das partidas contra Arábia Saudita e México, ambas pela fase de grupo, iniciou somente como titular diante dos poloneses, sendo autor de um dos tentos na vitória da Albiceleste por 2 a 0.

Nas oitavas contra a Austrália, nas quartas diante a Holanda, nas semifinais contra a Croácia, e na decisão encarando os franceses, somou três dos 10 gols da Argentina marcados ao todo em todas as fases do mata-mata, sendo essencial para a conquista do terceiro título do país na história do torneio.

Darwin Núñez (Uruguai – Liverpool)

Após realizar uma boa temporada em 2021/2022 atuando pelo Benfica, Darwin Núñez ganhou boa projeção no futebol europeu. Com isso, na atual temporada, o uruguaio transferiu-se para o Liverpool.

Logo em estreia, o camisa 27 mostrou que não daria vida fácil aos adversários. O craque, por sua vez, foi essencial para o título dos Reds sobre o Manchester City, pela Supercopa da Inglaterra, marcando um dos gols de sua equipe. Na sequência, pela Premier League e Liga dos Campeões, já soma ao todo 18 jogos, onde já marcou oito vezes.

Suas boas atuações o levaram para a Copa do Mundo, no Qatar. Apesar de estar em campo nos três primeiros compromissos da Celeste na competição, acabou não marcando em nenhum deles, além de ver seu país ser eliminado ainda na fase de grupos.

Giorgian de Arrascaeta (Uruguai – Flamengo)

Se tem um nome que o torcedor do Flamengo escolheria em 2022, este seria o de Giorgian de Arrascaeta. O meio-campista, sem dúvida, teve grande papel na conquista de títulos ao longo do ano como a Copa do Brasil e Libertadores. Pelo torneio nacional, disputou 9 jogos onde marcou em três oportunidades, além de somar uma assistência, enquanto pela competição continental, foram 11 jogos onde marcou duas vezes, além de somar quatro assistências. Além disso, apesar do Mengão ter ficado encerrado na 5ª colocação do Campeonato Brasileiro, também teve bons números: em 24 partidas, foram três gols, além de 10 assistências.

O bom desempenho em campo, gerou uma uma enorme expectativa não somente do torcedor do Flamengo, que poderia matar a saudade de Arrascaeta em campo, porém pela Copa do Mundo. Entretanto, o craque não teve grandes oportunidades. Nos três jogos da Celeste na competição, não atuou no empate sem gols com a Coréia do Sul, entrando apenas no segundo tempo na derrota por 2 a 0 para Portugal.

O fato de ser pouco aproveitado pelo técnico Diego Alonso, gerou muita repercussão principalmente nas redes sociais, onde muitos pediam que o camisa 10 iniciasse como titular. Até que na última partida ainda pela fase de grupos, diante de Gana, além de ter começado entre os 11, teve grande desempenho ao marcar os dois gols na vitória por 2 a 0, mas que não foram o suficiente para classificar seu país ao mata-mata, dando adeus à competição.

futebolatino.lance.com.br 300x250_100b600r_br

Vinicius Jr. (Brasil – Real Madrid)

Encerrando a temporada 2021/2022 com bons números pelo Real Madrid, somando ao todo 52 jogos, onde marcou 22 gols, além de 20 assistências, Vini Jr. foi um dos grandes destaques do futebol brasileiro em solo europeu.

E o ex-Flamengo, na atual (2022/2023), não tem feito diferente. Até o momento, o craque já disputou 22 jogos, onde já balançou as redes adversárias em 10 oportunidades, além de somar 5 assistências.

Diante dos números, seguido de boas atuações, fizeram com que o atleta fosse lembrado por Tite na convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Na competição organizada pela FIFA, apesar de não ter marcado gols nas partidas em que disputou, foi considerado por muitos um dos melhores em campo nas vitórias contra a Sérvia, por 2 a 0, onde deu assistência em um dos tentos, e diante da Suíça, por 1 a 0.

Sendo poupado diante Camarões, Vini voltou a campo nas oitavas, contra a Coreia do Sul. E a história foi diferente na ocasião. Além de somar uma assistência, marcou um dos tentos na goleada por 4 a 1. Pelas quartas, diante da Croácia, criou-se uma enorme expectativa sobre o jogador. Porém, diferente de como foi nos outros confrontos, não teve uma boa atuação, fazendo com que o treinador optasse pela sua substituição, onde assistiu no banco de reservas a eliminação da Seleção Canarinho para os croatas, nas penalidades, dando adeus à possibilidade do Hexa.

Ben Brereton (Chile – Blackburn Rovers)

Talvez uma das grandes surpresas da lista, Ben Brereton demonstrou ao longo deste ano grande potencial. Em 2021, na Copa América disputada no Brasil, foi um dos grandes destaques na campanha da Seleção do Chile, além de somar bons números atuando pelo Blackburn Rovers, onde está atualmente, quando na temporada 2021/2022, onde em 39 jogos, marcou 22 gols pelo clube inglês.

Suas boas atuações já despertaram e seguem despertando o interesse de outras equipes onde teve seu nome sondado, sendo a última delas o Everton, do técnico Frank Lampard. Na atual temporada, segue como goleador. Até o momento, já disputou 27 partidas onde já marcou em 10 oportunidades, além de somar três assistências.

error: Futebol Latino 2023