*Por Danilo Di Grado
Contando as horas para a partida de ida válida pelas semifinais da CONMEBOL Libertadores, Vélez Sarsfield e Flamengo entendem a necessidade de construir uma boa vantagem de olho na volta.
Leia Mais: Rossi está disposto a ouvir propostas da Europa
Melgar vence último compromisso antes de primeira decisão pela Sul-Americana
Comparando inicialmente os atuais momentos de ambos na temporada, os brasileiros iniciam levando uma certa vantagem. Vindo de uma sequência de 13 jogos sem derrotas, o Mengão ocupa hoje a vice-liderança do Brasileirão, enquanto os argentinos não vencem há 3 jogos, ocupando apenas a penúltima posição no Campeonato Argentino.
Entretanto, listamos abaixo três fatores que podem desequilibrar a favor do El Fortín, em busca de mais uma final em sua história.
Fator casa
Até o momento na competição continental, o Vélez vem mostrando força sob seus domínios no estádio José Amalfitani. Pela fase de grupos, nas três partidas como mandante, somou uma vitória, um empate, além de uma derrota. Por outro lado, nas fases seguintes, pelas oitavas diante do River, e pelas quartas contra o Talleres, levou a melhor contra os ambos.
Mescla de experiência em campo
Se por um lado conta com jogadores experientes como o goleiro Hoyos, o lateral Jara, além do atacante Lucas Pratto, que acumula passagens por clubes como como São Paulo e Atlético-MG, por outro tem juventude de atletas como Lucas Orellano (22 anos) e Valentin Gomes (19 anos), ponto esse que poderá ser um diferencial para o El Fortín em campo.
Acostumado a jogar contra brasileiros
Não vem de hoje que o Vélez encara equipes brasileiras. E a primeira lembrança que vem à cabeça dos torcedores é de 1994, quando derrotou o São Paulo na decisão, conquistando seu primeiro título.
Além do Tricolor, já teve também como rivais Internacional, Red Bull Bragantino, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Athletico-PR e o próprio Flamengo. Na atual edição, pela fase de grupos, soma dois empates contra o Massa Bruta (2 a 2 no primeiro turno, e 1 a 1 no segundo).
CALENDÁRIO
O primeiro jogo acontecerá na quarta-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no estádio José Amalfitani. Já a volta está marcada para o dia 07/09, no mesmo horário, porém no estádio do Maracanã.