Confira 10 goleiros que brilharam no futebol da América

Foto: Divulgação

Dia 26 de abril, data de comemoração a uma das profissões mais ingratas do futebol: o goleiro. Ele pode defender um chute a queima-roupa e salvar o time, mas no lance seguinte engolir um frango daqueles e perder o campeonato.

Leia Mais: Jorge Vázquez fala sobre planejamento na segurança de Peñarol x Nacional
Pedro Gallese pode ser outro nome a deixar o Alianza Lima

Apesar da ‘instabilidade’ que a profissão pode proporcionar aos arqueiros, o Futebol Latino faz a sua singela homenagem a todos os goleiros do mundo, em especial os latinos.

Confira abaixo uma lista com 10 nomes:

Rogério Ceni

Maior jogador da história do São Paulo, Rogério Ceni marcou época no Morumbi. O camisa 01 castigou os rivais com gols e principalmente com defesas. Quem não se lembra do 100º gol da carreira em cima do Corinthians? E a defesa na falta cobrada por Steven Gerrard na final do Mundial de Clubes? Além das jogadas nas quatro linhas, o eterno Capitão colecionou taças, entre elas a tão sonhada Libertadores da América de 2005.

Higuita

Lenda do futebol colombiano, René Higuita foi o camisa 1 da Colômbia nos anos 80 e grande parte da década de 90. Com um estilo nada clássico devido a cabeleira e o jeito arrojado dentro das quatro linhas, o arqueiro tem em seu currículo uma defesa ‘escorpião’ durante um amistoso entre Inglaterra e Colômbia, em Wembley.

Óscar Cordoba

Mais um fruto da escola colombiana de goleiros Óscar Córdoba aterrorizou atacantes sul-americanos no começo dos anos 2000. Com o manto do Boca Juniors, o arqueiro levou o time Xeneize ao bicampeonato continental e ajudou a Colômbia a conquistar a Copa América de 2001.

Marcos

Santo para os palmeirenses, mas carrasco para os adversários. No meio de tantas estrelas da ‘Era Parmalat’, o goleiro revelado na categoria de base do Verdão honrou a tradição do clube e se tornou um dos maiores ídolos do Palmeiras. Em seu vasto histórico de defesas, São Marcos é reverenciado pelas partidas contra o Corinthians na Libertadores de 99/2000 e Copa do Mundo 2002.

Jorge Campos

Diferentemente dos outros integrantes da lista, Jorge Campos ganhou espaço por conta do uniforme. Característica marcante em sua carreira, o mexicano gostava de misturar as cores e se virava muito bem no alto dos seus 1,70.

Dida

Frio embaixo do poste, Dida foi um dos grandes goleiros do futebol brasileiro. Alto, sempre bem colocado e milagreiro em bolas indefensáveis, o arqueiro marcou época com a camisa do Corinthians, quando foi campeão do Mundo em 2000. Na Europa, o tupiniquim foi gigante na final da Champions League e deu o título ao Milan diante da Juventus.

Taffarel

Não importa a idade que você tenha, pois certamente já fez alguma defesa na pelada e gritou o nome de Cláudio Taffarel. Goleiro do Tetra, o brasileiro ficou imortalizado na voz de Galvão Bueno e defendeu como poucos a camisa da Seleção Brasileira. Revelado pelo Internacional, o arqueiro brilhou na Europa e até hoje é idolatrado pela torcida do Galatasaray, da Turquia, clube o qual conquistou a Copa da UEFA em 1999.

https://www.youtube.com/watch?v=ZmBUqjJAAqk

Chilavert

Lenda viva do Paraguai, Luis Chilavert é o goleiro mais polêmico do Top 10. Sempre presente nas redes sociais, Chila dá seus pitacos sobre o futebol paraguaio, seleção e temas polêmicos. Na época de jogador não era diferente. Capitão da Albirroja, o arqueiro chamava a responsabilidade quando era requisitado e também marcou seus gols.

Rodolfo Rodríguez

Nascido em Montevidéu, capital do Uruguai, Rodolfo Rodríguez teve a sua passagem áurea no futebol brasileiro na década de 80. Uma das defesas mais conhecidas aconteceu na Vila Belmiro no jogo contra o América de Rio Preto.

Franco Armani

O integrante mais novo da lista é Franco Armani. Apesar da homenagem a grandes nomes do futebol sul-americano, o goleiro do River Plate merece um capítulo a parte. Sabe aquel goleiro que defende ‘a bola do jogo’? Esse é Armani. Foi assim no título do Atlético Nacional em 2016, quando fechou o gol nas quartas de final diante do Rosario e com a camisa Millonaria na última edição da Liberta contra Racing, Independiente, Gremio e Boca Juniors.

error: Futebol Latino 2023