bonus de cadastro

Completando um ano na Arábia Saudita, Carille vê evolução no trabalho

Fábio Carille
Foto: Divulgação/Fábio Carille

A sensação do técnico brasileiro Fábio Carille em relação a sua trajetória no futebol da Arábia Saudita, onde atualmente trabalha no Al Ittihad, é traduzida na palavra evolução.

OS_BRAZIL_300x250_2020_Q2_SOC

Leia mais: Entre apoio e ameaça de morte, Colo-Colo parte para jogo contra a degola
Ospina revela a vontade de encerrar a carreira em clube sul-americano

Isso porque, além de estar em uma equipe com maior visibilidade e poderio de investimento do que na função anterior assumida no também saudita Al Wehda, Carille tem maior domínio sobre o contexto do clube e seus respectivos anseios:

“É um clube com uma realidade diferente, né? Com uma estrutura mais bem preparada, com cobranças também maiores, clube de torcida grande, camisa pesada aqui. Então tudo é diferente. Fora que também é um trabalho mais longo, já no meio da segunda temporada. Aí você vai conhecendo mais, entendendo melhor a realidade de tudo.”

“Trabalhar em outro país, com outra cultura, só te acrescenta. Experiência, vivência, entendimento de outras questões, além de ver coisas também que você não está acostumado no Brasil. Eu creio que meu trabalho só evoluiu desde que eu cheguei aqui. O futebol praticado aqui na Arábia Saudita é muito competitivo, intenso. Há jogadores aqui que disputam Copa do Mundo por seus países”, acrescentou em palavras veiculadas pelo ge.

Vivo em duas competições eliminatórias (Copa do Rei e Copa dos Campeões da Arábia), o treinador de 47 anos de idade que tem contrato até junho desse ano pontuou que a possibilidade de fazer o trabalho desde o início da temporada trouxe um diferencial importante para o desempenho da equipe.

Na sua chegada, em fevereiro de 2020, o campeonato estava no meio da disputa e a prioridade era livrar o Al Ittihad do rebaixamento, algo que foi alcançado pelo time que contava com nomes conhecidos do público brasileiro: o goleiro Marcelo Grohe (ex-Grêmio), o zagueiro Bruno Uvini (ex-Santos e São Paulo), o meio-campista Jonas (ex-Flamengo) e outro ex-Corinthians, Romarinho.

“Acho que equilibramos mais em todos os sentidos. Foi uma briga complicada na temporada passada, com a equipe ainda precisando de alguns reforços, fomos tendo também alguns problemas de lesões, desfalques pela própria Covid-19. Mas o trabalho a longo prazo, você iniciar uma temporada, poder participar da montagem do elenco, te permite que deixe mais como você acredita”, disse Carille, agregando:

“Estou focado nesses jogos agora, de terminar muito bem essa temporada, com um bom trabalho. Depois disso, é sentar, ver o que temos de possibilidades pra sequência e decidir. Hoje estou muito bem aqui, feliz e empolgado pra essas decisões.”

A próxima partida do Al Ittihad na temporada 2020/2021 será pelo Campeonato Saudita (torneio onde o clube está em quarto lugar com 29 pontos, 11 atrás do líder Al Shabab) enfrentando o Al Taawon na próxima quinta-feira (18). O embate está marcado para as 9h55 (de Brasília) no King Abdullah Sport City Stadium.

error: Futebol Latino 2023