Os 16 times que seguem na briga pela Libertadores 2024 foram definidos na noite da última terça-feira (5). Com a heroica vitória gremista sobre o Huachipato, no Chile, a representação andina está eliminada da competição. Ao lado do The Strongest, o Tricolor avança no Grupo C.
Leia mais: Torcedora do River Plate é alvo de trollagem em seu aniversário
Gols bisonhos marcam partida da reta final no Apertura uruguaio
Clube espanhol, Marbella FC tem ações compradas por Casemiro
Apesar desse contexto, a situação não está sacramentada, pois o Grêmio ainda tem um jogo a realizar na fase de grupos. Algo que pode alterar os confrontos do mata-mata e também o lado do chaveamento em que entrará o Imortal.
No Couto Pereira, os gaúchos enfrentam o Estudiantes, no sábado (8), precisando de uma vitória simples para avançar como líder da chave. Com as vitórias recentes, a equipe saltou para nove pontos, ficando na segunda posição e só com um ponto a menos do que o The Strongest.
Em caso de empate, a representação boliviana pode se manter na liderança desde que o resultado seja, no máximo, de 1 a 1. Isso porque, com isso, ele não seria ultrapassado nos dois critérios de desempate após o número de vitórias que são saldo de gols e gols marcados como visitante.
Fato é que, independente de qual seja o resultado no fim de semana, o melhor qualificado do Grupo C terá uma das piores campanhas dentre os líderes das oito chaves da Libertadores. Desse modo, por conta do chaveamento, tanto Grêmio como The Strongest só terão o mando de campo na volta das quartas de final se enfrentarem o Flamengo, que passou em segundo no seu grupo. Da mesma forma, em uma hipotética semifinal, essa vantagem só ocorre diante de Nacional (Uruguai) ou Botafogo.
Como estão, neste momento, os embates das oitavas de final na Libertadores
San Lorenzo x Atlético-MG
Grêmio x Fluminense
Talleres x River Plate
Colo-Colo x Junior Barranquilla
Nacional x São Paulo
Botafogo x Palmeiras
Peñarol x The Strongest
Flamengo x Bolívar