Em evento que acontecerá na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) em Luque, no Paraguai, serão definidos os caminhos eliminatórios anteriores aos grupos tanto da Libertadores como da Sul-Americana. A cerimônia em questão está prevista para iniciar às 12h (de Brasília).
Leia mais: Como estão os potes para o sorteio da Libertadores 2023
Dybala revela conselho em cobrança de pênalti na final da Copa
Diferente do que ocorre na Liberta e suas três etapas eliminatórias anteriores aos grupos, a Sula possui somente uma fase de mata-mata antes as chaves onde todos os classificados de Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela farão duelos entre seus conterrâneos.
Uma das mudanças elencadas para a edição de 2023 da Sul-Americana será o fato de que esses confrontos serão de partida única, previstas para ocorrerem no dia 8 de março. Com isso, em apenas uma rodada, os 32 clubes concorrentes revelarão os 16 classificados para as chaves onde se encontram com os representantes de Argentina e Brasil.
Outra mudança no sistema de disputa será notado somente após a disputa da fase de grupos. Isso porque, além do líder, o segundo colocado de cada uma das oito chaves ganhou a chance de disputar um mata-mata com um dos terceiros colocados vindos da Libertadores para seguir adiante na competição.
Segundo apontou a Conmebol, a determinação desse playoff adicional será por posição das equipes onde o melhor segundo colocado da Sula enfrenta o pior terceiro colocado da Libertadores até que os oito embates estejam formados.
Quem disputará a fase eliminatória antes dos grupos da Sul-Americana 2023
Bolívia: Oriente Petrolero, Guabirá, Atlético Palmaflor e Blooming;
Chile: Palestino, Cobresal, Universidad Católica e Audax Italiano;
Colômbia: Tolima, Junior Barranquilla, Santa Fe e Águilas Doradas;
Equador: LDU, Emelec, Deportivo Cuenca e Delfín;
Paraguai: Guaraní, Tacuary, General Caballero e Sportivo Ameliano;
Peru: Universitario, César Vallejo, Cienciano e Binacional;
Uruguai: River Plate, Peñarol, Defensor e Danubio;
Venezuela: Estudiantes de Mérida, Deportivo Táchira, Caracas e Academia Puerto Cabello.