O resultado da primeira partida de 3 a 1 favorável ao Boston River no Uruguai acabou pesando consideravelmente na disputa com o Comerciantes Unidos por uma vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. Jogando em Huancayo, no Peru, o empate em 1 a 1 deu a vaga ao time de Montevidéu.
Leia mais: Clube norte-americano acerta venda de jovem promessa ao futebol espanhol
Jorge Sampaoli promete Argentina como protagonista dos torneios
Logo nos primeiros minutos, o time da casa, apesar das dificuldades em conseguir trocar passes com precisão, tentava pressionar os uruguaios visando a abertura do placar o mais rápido possível. Enquanto isso, o Boston, preocupado com os efeitos da altitude, acionava pouco jogadas de velocidade e preferia “travar” a partida para tirar a opção de seu adversário em aplicar qualquer tipo de correria.
Com isso, a primeira etapa ficou bem calcado nas tentativas principalmente do camisa 10 do Comerciantes, William Palacios, em circular pelos lados do campo tentando achar sem muito sucesso um espaço na fechada defesa do Boston.
Porém, na primeira oportunidade criada pelos visitantes, o placar foi aberto em Huancayo. Aos 20 minutos, o zagueiro Guillermo Fratta aproveitou um vacilo de marcação na zaga peruana e testou firme, contando com a bola que bateu na trave esquerda de Exar Rosales antes de balançar a rede.
Na etapa complementar, o jogo ameaçava entrar no mesmo marasmo do primeiro tempo quando, aos 10 minutos, o zagueiro do Boston River, Joaquín Pereyra, cometeu pênalti em Palacios. Na cobrança, o arqueiro e cobrador oficial de pênalti do Comerciantes, Rosales, mostrou categoria e tocou no canto esquerdo de Adrián Berbia.
O gol animou os donos da casa que, de maneira desordenada, tentavam acelerar o ritmo dos lances ofensivos para marcar no mínimo dois gols e levar a partida para as penalidades. No entanto, o nervosismo aliado a um bom posicionamento do time visitante e uma boa dose da conhecida “catimba” uruguaia mantiveram o marcador no Estádio Huancayo empatado e a vaga acabou ficando com os comandados de Alejandro Apud.