Na acachapante goleada aplicada pelo Tottenham sobre o Manchester United pela Premier League por 6 a 1, quando o marcador ainda estava em 2 a 1 para os Spurs, o atacante Anthony Martial foi expulso após lance onde trocou agressões com o meia Erik Lamela.
Leia mais: Fiorentina paga quase R$ 100 milhões por zagueiro do River Plate
Coluna do José Calil: A Copa do Mundo vai começar
Porém, ao analisar o momento em que Lamela caiu ao solo depois do tapa que levou do francês, o comentarista e ex-jogador inglês Graeme Souness fez uma análise com tom preconceituoso ao apontar que a atitude era “muito latina”:
“Ele caiu. É patético. Muito latino. Se um for expulso, tem que ir expulso os dois. É patético. É assim que a Premier quer seguir? Nós, e eu me refiro aos jogadores britânicos, fazemos de outra maneira.”
O comentário não foi encarado de maneira nada positiva ao ponto de outro ex-jogador que defendeu o Tottenham, o também argentino Osvaldo Ardiles, postar uma mensagem bastante crítica ao comentário de Souness. Com direito, aliás, a relembrar um lance violento da carreira do protagonista do comentário para exemplificar seu ponto.
Pouco antes do fim da transmissão da partida, o apresentador da jornada, Kelly Cates, se pronunciou com um pedido de desculpas:
“No início do programa fomos críticos com Lamela por seu papel na expulsão de Martial. Gostaríamos de pedir desculpas por qualquer ofensa originada pela estereotipação da cultura latina.”
Confira abaixo a postagem feita por Ardiles sobre o comentário de Graeme Souness
“Discordo do comentário ‘Latino’ de Souness sobre Erik Lamela. Estereotipar todos os jogadores latinos dessa forma é grosseiramente injusto. Seria o mesmo que dizer que esse lance representa o jeito “britânico”. O que claramente não é.
I take exception to the "Latin" comment of Graeme Souness about @ErikLamela Stereotyping all Latin football players in this way is grossly unfair. It would be the same as saying that this so called tackle represents the "british" way. Which is clearly doesn't. https://t.co/uu6rXhE67U
— osvaldo ardiles (@osvaldooardiles) October 4, 2020