*Por Mônica Alvernaz
Pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores, o Grêmio foi até a Argentina encarara o Godoy Cruz. A equipe brasileira dominou amplamente a primeira etapa da partida e conseguiu segurar o placar de 1 a 0 até o final do jogo.
O jogo
O Grêmio começou avassalador a partida e abriu o placar antes do primeiro minuto de jogo. Pedro Rocha recebeu a bola e cruzou para Ramiro, que só teve o trabalho de empurrar para o gol e estufar as redes adversárias aos 40 segundos de jogo, fazendo 1 a 0 no placar.
A equipe brasileira seguiu sufocando o adversário e criando diversas oportunidades de gol ao longo da primeira etapa. Aos 20 minutos, quase o segundo em cobrança de falta. Edílson bateu bem na bola e o goleiro Rey precisou se esticar todo para evitar o gol, a bola ainda bateu no travessão antes de sair pela linha de fundo.
O time argentino tentou criar oportunidades ainda no primeiro tempo, mas a boa marcação do Grêmio impedia chegadas de perigo. Quase aos 40, no entanto, o Godoy Cruz conseguiu boa oportunidade em bola parada, que terminou em cruzamento na área e cabeçada de Garro, que passou muito perto do travessão de Grohe.
A última grande chance da primeira etapa ficou para a equipe brasileira. Após cruzamento na área, Ramiro cabeceou e parou nas mãos do goleiro Rodrigo Rey. Na sequência, Barrios teve chance de completar pro gol mas também parou nas mãos do goleiro argentino, que garantiu o 1 a 0 no placar na primeira etapa.
Na volta da segunda etapa, o Grêmio diminuiu o ritmo e foi a vez do Godoy Cruz partir pra cima tentando o gol. Aos 12, Grohe salvou a equipe brasileira após cobrança de escanteio. A equipe argentina conseguiu ainda melhorar a marcação, dificultando as chegadas de perigo do Grêmio ao ataque.
O goleiro brasileiro voltou a salvar o Grêmio aos 33 da segunda etapa. Em cruzamento na área, Garcia desviou de cabeça e Grohe voou para impedir o empate da equipe argentina. No escanteio, Garro teve nova chance de empate, mas a bola acabou saindo pela linha de fundo.
Com vantagem no placar e conquistando importante resultado fora de casa, o Grêmio administrou a vitória e se segurou como deu até o encerramento do jogo. Um breve desentendimento entre os jogadores marcou o final da partida, mas os ânimos foram acalmados rapidamente dentro do gramado.
Com a vitória por 1 a 0, a equipe tem a vantagem do empate no jogo de volta, que ocorrerá na Arena do Grêmio no dia 9 de agosto.