*Por Danilo Di Grado
No primeiro duelo pela segunda fase da CONMEBOL Libertadores, o Caracas recebeu o Junior Barranquilla, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela. E os donos casa, mesmo sofrendo uma pressão por parte dos colombianos, chegaram a sair na frente na etapa inicial, porém não evitaram a virada no segundo tempo, dando números finais ao jogo em 2 a 1.
Leia Mais: Zagueiro ex-Benfica e Sporting se torna reforço de clube da MLS
Atenção, Palmeiras! Gallardo faz pedido inusitado para Rafael Borré
Com o resultado, o time colombiano agora poderá jogar por um empate, com ou sem gols, para avançar na competição. O próximo encontro entre as equipes será na próxima quarta-feira (17), em Barranquilla.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa, o Junior não quis saber de ser pressionado pela equipe do Caracas e partiu pra cima. Com isso, o atacante ex-Palmeiras, Borja, tentou surpreender em três tentativas, sendo uma que causou perigo a Ortega, quase abrindo o placar na Venezuela.
Na sequência, o time colombiano seguia melhor em campo. Em novas finalizações, dessa vez por parte de Fábian Bernal, Fredy Arias e companhia, porém todas sem sucesso até meados dos 30 minutos.
Com a força do rival no duelo, o Caracas, por sua vez, pouco atacava. Entretanto, em uma das descidas, aos 35 minutos, Samson Akinyoola, com assistência de seu companheiro de time Richard Sánchez, abriu a contagem para os donos da casa. 1 a 0.
Após o tento, a equipe comandada por Noel Bethelmy passou a tomar conta das ações do duelo. Até os acréscimos, chegou a dar trabalho ao arqueiro Mario Galain, mas todas acabaram não tendo o sucesso desejado dando a deixa para a arbitragem mandar ambos os times para os vestiários.
Na volta para a etapa final, com os técnicos optando por manter o esquema inicial, o Junior manteve a mesma intensidade de como foi nos primeiros 45 minutos. Em boas chegadas, conseguiu finalizar duas vezes com John Ortíz e Luis González, quase igualando tudo.
Percebendo o rival melhor, o time local não deixou barato também. Em uma das chances, com Diego Valencia, o camisa 1 visitante só viu a bola indo para fora para seu alívio.
Mas foi por pouco tempo que o marcador não teve alteração. Aos 24 minutos, após bola cruzada na área, Borja apareceu sem marcação para bater pro gol, quase sendo evitado por Beycker Velásquez, mas o atacante aproveitou o erro para apenas tocar a bola para o fundo das redes. 1 a 1.
Na reta final, com direito a algumas substituições pelos dois lados, o confronto passou a ganhar em emoção. Até os acréscimos, os jogadores até buscaram o gol da vitória a qualquer custo, e quem levou a melhor foram os visitantes, aos 46 minutos, com Willer Pérez marcando a decretando a vitória, de virada, por 2 a 1.