*Por Mônica Alvernaz
Após um 2 a 1 emocionante no Estádio Nilton Santos na última quarta (1), Colo Colo e Botafogo voltaram a se enfrentar. O alvinegro carioca fez partida heroica e, após ficar o jogo todo atrás no placar, empatou no fim e avançou para a terceira fase da pré-Libertadores.
Leia mais: Colômbia é derrotada pelo Equador e dá adeus no Sul-Americano Sub-20
Primeiro Tempo
Assim que a partida começou, o Colo Colo partiu pra cima da equipe do Botafogo, para tentar tirar a desvantagem da partida realizada no Rio.
A pressão inicial logo deu resultado e a equipe chilena abriu o placar antes dos 5 minutos de partida. Em cruzamento na área, Emerson Silva tentou desvio e acabou jogando contra o patrimônio, deixando o Colo Colo com 1 a 0 no placar.
Após o gol contra, a equipe carioca tentou partir pra cima. Aos 10 minutos com Airton, que chutou de longe e um pouco depois, aos 16, com Montillo. No chute do jogador argentino, a bola tinha endereço certo, mas acabou desviada pelo goleiro Villar.
Quase aos 20, com Marcelo, o Botafogo chegou novamente. Em cruzamento na área, o zagueiro subiu e cabeceou, obrigando ótima defesa de Villar, para evitar o empate alvinegro.
O goleiro do Colo Colo mostrou estar em dia inspirado e salvou mais uma chance de gol. Aos 23 minutos, Montillo cruzou buscando Valdés, que mandou em direção ao gol e parou em Villar.
Com vantagem no placar, o Colo Colo acabou catimbando o resto de primeira etapa. Botafogo ainda tentou chegar com cruzamento de Victor Luis para Bruno Silva. A bola sobrou para Pimpão, que não chegou na bola e desperdiçou a oportunidade, deixando 1 a 0 para o Colo Colo na primeira etapa.
Segundo Tempo
Precisando marcar para avançar na competição, o Botafogo partiu pra cima logo no início da segunda etapa. Aos 5 minutos, em cruzamento de Jonas para a área, a bola sobrou para Lindoso, que acabou desperdiçando ótima oportunidade.
Pouco depois, um susto para a torcida botafoguense. O Colo Colo balançou novamente as redes, mas dessa vez de forma irregular. Paredes recebeu sozinho e colocou por cima de Gatito, mas o bandeirinha marcou impedimento no lance e invalidou o gol.
Aos 15 minutos, um novo susto para o Botafogo. O Colo Colo chegou com muito perigo e colocou uma bola na trave. O chute de Ramón Fernandez desviou na zaga e complicou o goleiro Gatito, que ainda tocou na bola antes de bater no travessão e sair pela linha de fundo.
Aos 30 minutos de partida, Victor Luiz recebeu rebote, após desvio da zaga, e experimentou chute de longe, mas a bola acabou saindo sem perigo pela linha de fundo. Pouco depois foi a vez de Pimpão tentar, dessa vez dentro da área, mas a bola também acabou saindo em tiro de meta para Villar cobrar.
As tentativas do Botafogo acabaram resultando em gol. Aos 35, Roger chegou na área e cruzou para Guilherme que chutou. O goleiro Villar deu rebote nos pés de Pimpão que, bem posicionado, estufou as redes chilenas deixando 1 a 1 no placar.
Após empatar, o Botafogo se fechou inteiro, para tentar garantir a classificação com o empate, que a essa altura o favorecia. Aos 43, uma cobrança de falta do Colo Colo na área levou perigo, mas a zaga do Botafogo chutou para longe afastando o perigo.
O Botafogo ainda tentou chegar ao ataque para definir a partida, mas desperdiçou duas oportunidades com Guilherme, que chutou fraco e facilitou a defesa de Villar. Todo o esforço alvinegro foi válido, já que com o resultado o Botafogo permanece na competição.
Na próxima fase, o Botafogo enfrentará o Independiente Del Valle ou Olimpia, que decidirão a vaga na próxima quinta (9) no Paraguai.