*Por Lauren Berger
O Chelsea venceu, por 2 a 1, o Palmeiras, pela final do Mundial de Clubes da Fifa. O jogo, que aconteceu neste sábado (11), contou com gol de pênalti, na segunda etapa da prorrogação. As equipes se enfrentaram no Mohamed Gin Zayed Stadium, em Abu Dhabi.
Leia mais: Lembra dele? Rafa Márquez revela o time que gostaria de ter atuado na Europa
Diego Forlán deixa a aposentadoria de lado e volta a jogar futebol; entenda
Primeiro tempo
Diferente das semifinais, o Palmeiras chegou com mudanças. Sob o apoio da forte torcida, a equipe foi a primeira a ter chances de perigo com Danilo e Rony. Enquanto isso, o Chelsea apareceu com Lukaku, mas Scarpa afastou. A melhor chance dos primeiros minutos, Rony, aos 9, ficou na cara de Rudiger, mas chutou para fora. Pouco tempo depois, Hudson-Odio cruzou na segunda trave, e Azpilicueta quase alcançou. Lukaku e Mount até tentaram, mas não conseguiram.
O Palmeiras seguiu na pressão e apareceu com perigo, aos 23. Dudu recebeu o lançamento pela esquerda, dominou e cortou para o meio, batendo colocado. O chute passou perto. Havertz respondeu, mas foi para fora. A melhor chance do Chelsea foi aos 34. Havertz recebeu e cruzou rasteiro para trás. Danilo interceptou, e Lukaku desviou de calcanhar para defesa de Weverton. Cinco minutos depois, Rony mandou por cima.
Segundo tempo
A segunda etapa voltou muito mais agitada. O Chelsea aproveitou os primeiros minutos e abriu o placar aos 9. Na jogada, Hudson-Odio cruzou para Lukaku, que ganhou de Luan no alto e cabeceou no fundo do gol. Weverton não conseguiu defender. Seis minutos depois, o árbitro pegou mão de Thiago Silva na bola e marcou pênalti. Raphael Veiga bateu firme e no canto direito de Mendy, deixando tudo igual.
O Chelsea começou a correr atrás do placar e tentou administrar o placar. Aos 27, os ingleses tiveram uma das melhores chances. Kanté avançou na área e tocou para Lukaku, que fez o pivô para Pulisic. O camisa 10 bateu com a canhota. No entanto, a bola passou raspando na trave de Weverton. Sem chances, porém, nada marcaram.
Prorrogação
A primeira etapa da prorrogação foi bastante truncado. Com poucas chances, uma das melhores oportunidades foi aos 7. Pulisic recebeu de Werner e bateu da entrada da área. Luan, porém, travou. Logo depois, Sarr arriscou de fora, mas finalizou por cima. Na sequência, Werner recebeu na esquerda e cruzou na área. A bola pegou na trave, mas a zaga tirou. Navarro chegou com perigo, após ser lançado por Danilo. Rudiger conseguiu desarmar.
No segundo tempo, as equipes voltaram mais devagar, com poucas chances criadas. Aos 7, Ziyech recebeu na esquerda cruzou com perigo na área. No entanto, Marcos Rocha desviou e tirou o lance de Havertz. Aos 10, a arbitragem pegou mão de Luan na bola. Após checagem, Havertz cobrou no canto e colocou os ingleses em vantagem.