No estádio Nacional de Lima, em partida válida pela 13ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo de 2022, no Catar, o Peru venceu com muita tranquilidade a Bolívia pelo placar de 3 a 0. O resultado foi construído durante a etapa inicial. O primeiro gol saiu logo no começo do jogo, gol marcado por Lapadula. O segundo gol veio já na metade do primeiro tempo, gol de Cueva. Poucos minutos depois, com o jogo já caminhando para o intervalo, Peña marcou um belo gol em chute da entrada da área e sacramentou o triunfo da Blanquirroja.
Leia: Brasil vence a Colômbia e garante uma vaga na Copa do Mundo
Falcao García é mais efetivo que Benzema na Espanha
Com o resultado conquistado nesta noite, o Peru subiu duas posições na tabela de classificação, agora ocupa a 7ª colocação, com 14 pontos, e mantém vivo o sonho de conquistar uma vaga para Copa do Mundo de 2022. Já a Bolívia estaciona nos 12 pontos e cai para o 9º lugar.
CALENDÁRIO
Na próxima rodada, a Bolívia recebe a seleção do Uruguai, no estádio Hernando Siles, em La Paz. Já o Peru visita a Venezuela, no estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas. Ambas as partidas serão disputadas no dia 16 de novembro.
O jogo
PRIMEIRO TEMPO
A seleção peruana começou a partida a mil por hora. Poderia ter aberto o placar aos 6 minutos, gol de Lapadula, mas o árbitro marcou impedimento do atacante. Só que não deu nem tempo para a Blanquirroja sentir a anulação do gol. Aos 8 minutos, após cruzamento, a zaga boliviana tirou mal, o mesmo Lapadula foi lá e pegou de primeira para abrir o marcador: 1 a 0 para o Peru.
Os comandados de Ricardo Gareca não sentaram na vantagem e permaneceram pressionando. A Bolívia suportou as investidas do Peru até os 30 minutos, após Trauco ir até o fundo e cruzar. Cueva estava esperto na jogada e desviou para fazer: 2 a 0.
O Peru continuou deitando e rolando em cima da Bolívia e o terceiro gol não demorou para sair. Aos 38, Trauco desceu outra vez pelo lado e cruzou, a defesa tirou e sobrou na entrada da área para Peña. O meia bateu firme no canto do goleiro Lampe para fazer 3 a 0 e coroar uma bela apresentação da Blanquirroja.
SEGUNDO TEMPO
Quem achou que o Peru iria voltar para etapa complementar apenas para administrar o adversário, caiu do cavalo. Com 7 minutos, a Blanquirroja já tinha perdido duas grandes oportunidades com Lapadula.
A Bolívia bem que tentou assustar a seleção do Peru, mas Bejarano e, principalmente, Saaverdra pararam no goleiro Gallese, que fez duas excelentes defesas nas chegadas ao ataque dos bolivianos.
O Peru ainda apertou no fim do jogo atrás de aumentar ainda mais a sua vantagem sobre a Bolívia e crescer o seu saldo de gols, mas os defensores da La Verde e o goleiro Lampe evitaram o que isso acontecesse. Placar final: 3 a 0 para o Peru.