*Por Mônica Alvernaz
Após vencer por 1 a 0 em casa, o Botafogo foi ao Paraguai para tentar fazer valer a vantagem obtida e avançar para fase de grupos da Libertadores. Em 90 minutos bem disputados, o time da casa venceu e levou a disputa para pênaltis.
O goleiro Gatito Fernández brilhou, defendeu 3 pênaltis e garantiu o Botafogo no grupo 1, ao lado de Barcelona de Guayaquil, Estudiantes e Atlético Nacional.
Leia mais: Fim de semana é marcado por violência no futebol paraguaio
Primeiro Tempo
Precisando do resultado, o Olimpia começou o jogo atacando com Fernández. Após cruzamento na área do meia, o goleiro Helton Leite saiu para fazer a primeira boa defesa do jogo.
Aos 10 minutos, a primeira grande chance do Botafogo. Após dividida de Pimpão com Azcona, a bola sobrou para Camilo, que foi travado na hora da conclusão pela zaga do Olimpia.
O time da casa tentou chegar ao ataque de forme ofensiva, mas o Botafogo conseguiu se fechar para evitar o gol paraguaio. Quase aos 30, Pimpão quase conseguiu outra bicicleta na área do Olimpia, mas a zaga da equipe paraguaia evitou em cima da hora.
Aos 38, o Olimpia ficou muito próximo de abrir o placar. Em cobrança de falta de Benitez cobrou falta e helton leite saiu de soco, para evitar o gol da equipe da casa.
Quase no último minuto da primeira etapa, o Olimpia chegou novamente próximo de abrir o placar. Dessa vez, a tentativa foi de Ortiz, que chutou de fora da área e obrigou nova defesa de Helton Leite, que garantiu o 0 a 0 na primeira etapa.
Segundo Tempo
A exemplo do primeiro tempo, o Olimpia voltou ofensivo para a segunda etapa. Fernández arriscou de fora da área e bola saiu perto da trave direita de Helton Leite.
Aos 10 minutos, nova chegada de perigo do Olimpia, de novo com Ortiz. O meia chegou chutando, mas foi travado por Marcelo. A bola sobrou para Roque Santa Cruz, que pegou mal na bola e mandou longe.
Logo depois, o Olimpia teve um gol anulado. Ortiz chegou a mandar a bola para o fundo das redes, mas o impedimento assinalado no lance anulou a jogada e manteve o 0 a 0 no placar.
Aos 15 minutos, o drama alvinegro aumentou com a saída de Helton Leite. O goleiro sentiu e foi substituído por Gatito Fernández.
A primeira chance do Botafogo aconteceu apenas aos 30 minutos com Rodrigo Pimpão. O atacante recebeu na área e acabou dividindo com o goleiro, que jogou para longe o perigo.
Na sequência, duas chances de muito perigo do Olimpia. Na primeira, Ferrero bateu falta e Roque Santa Cruz cabeceou, para defesa em cima da linha de Gatito. Pouco mais de 1 minuto depois, Ortiz chutou cruzado da linha da grande area e novamente o goleiro alvinegro caiu para defender a bola.
A pressão paraguaia acabou dando resultado aos 36 minutos, quando o Olimpia chegou ao gol. Roque Santa Cruz iniciou a jogada, que passou por Bogado e sobrou para Montenegro que chutou e estufou as redes de Gatito Fernández, deixando 1 a 0 a equipe da casa.
Com o placar agregado em 1 a 1, o Botafogo se fechou ainda mais e a pressão do Olimpia aumentou. No entanto, a equipe carioca conseguiu se segurar levou a decisão da vaga para os pênaltis.
Pênaltis (Olimpia 1 x 3 Botafogo)
Gatito Fernández brilhou e defendeu os pênaltis de Ortiz, Mendoza e Benítez. Pelo lado alvinegro, Camilo, Pimpão e Victor fizeram, garantindo o Botafogo na fase de grupos da Libertadores.