Um nome importante das últimas décadas para o futebol colombiano, com presença constante na seleção, deu na tarde da última terça-feira (18) seu adeus a realidade de jogador de futebol profissional, o meio-campista Abel Aguilar.
Leia mais: De forma dramática, Melgar elimina Nacional Potosí e se classifica na Sul-Americana
Vélez Sarsfield consegue classificação histórica na Sul-Americana
Utilizando a sua rede social oficial, Abel publicou um lindo vídeo onde, além de fazer uma retrospectiva sobre os fatos que passou na construção de sua trajetória, ele faz agradecimentos as mais diversas partes envolvidas no esporte que ele cita como “companheiros, amigos, treinadores, torcedores, clubes, dirigentes e cada pessoa que faz parte do futebol, os quais realizam um trabalho impecável.”
Figuras importantes como James Rodríguez, Camilo Zuñiga, Nicolás Benedetti e outros atletas fizeram comentários carinhosos na postagem onde até mesmo o perfil do Deportivo Cali, clube no qual ele surgiu, prestou sua homenagem.
Hoje com 35 anos de idade, o agora ex-atleta revelado no quadro Azucarero rapidamente “ganhou o mundo” para explorar mercados mais importantes no futebol europeu ao jogar na Itália (Udinese e Ascoli), na Espanha (Xerez, Hércules, Zaragoza e La Coruña), França (Toulouse) e Portugal (Belenenses). Além desses times, Abel Aguilar também teve passagem na MLS pelo FC Dallas antes de chegar ao seu último time onde atuou na temporada passada, o Unión Magdalena.
Pela seleção colombiana, o histórico é longo e prima pela regularidade que o permitiu atuar em 73 partidas marcando sete gols e estando presente nas Copas de 2014 no Brasil e 2018 na Rússia.
Confira abaixo a tradução do texto dito em vídeo por Abel Aguilar e, na sequência, o vídeo:
O que eu disser nunca será suficiente para expressar o que significa o futebol na minha vida, essa paixão tão grande que desde pequeno me invade e me preenche completamente.
A sensação de ir cumprindo meus sonhos através dos anos é indescritível. Ver como a disciplina e a constância façam que as coisas se tornem realidade não tem preço.
Hoje, depois de 18 anos, chegou o momento de terminar esta linda carreira, a qual desfrutei como uma criança. Quero agradecer a todos los que fizeram parte da minha carreira, companheiros, amigos, treinadores, torcedores, clubes, dirigentes e cada pessoa que faz parte do futebol, os quais realizam um trabalho impecável.
Obrigado, porque me permitiram jogar nas melhores ligas do mundo e me deixar realizado como jogador profissional.
A minha amada seleção, obrigado porque ainda me lembro de 94 vendo na minha casa o Mundial de Estados Unidos. Via os jogos emocionado, fechava os olhos e me visualizava vestindo ‘la Tricolor’, cantando o hino a plenos pulmões e fazendo história. Cumpri-lo foi o mais importante da minha carreira, nada se compara com fazer feliz o país que amo.
Tive muitos momentos de imensa alegria, mas também momentos de profunda tristeza, assim é o futebol e a própria vida, mas o aprendizado foi constante e me fez mais forte.
O futebol eu levo no sangue e esta paixão infinita me empurra para dar aporte, para seguir construindo o nome do nosso país, continuarei deixando o nome da Colômbia no alto, onde merece.
Obrigado a minha família porque, sem eles, nada teria sido possível, por seu apoio sincero e incondicional. Mas, sobretudo, obrigado a Deus, toda a honra sempre.
View this post on InstagramGRACIAS. El balón seguirá rodando ⚽️❤️ • Edición: @edreicueto
A post shared by Abel Aguilar (@abelaguilart) on