Com o anúncio oficial da Conmebol na noite do último domingo (30) sobre a suspensão da Copa América na Argentina, dirigentes e envolvidos na organização tem feito uma verdadeira “corrida” para encontrar um local que permita a realização do torneio com data inicialmente marcada para o dia 13 de junho. Dentro dessa situação, quem teria o maior potencial de sediar a competição, com direito a declarações públicas falando abertamente sobre o tema, é o Chile.
Leia mais: “Novo Riquelme!” Joia da base do Racing é alvo de gigante espanhol
Ex-Corinthians é tratado com irrelevância em vídeo comemorativo do River Plate
No último dia 18 de maio (data anterior até mesmo a oficialização de que a Colômbia não seria mais uma das sedes da competição por conta dos problemas sociais), o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), Pablo Milad, pontuou que já havia até mesmo conversado com o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Alejandro Domínguez, para se colocar à disposição em caso de necessidade.
Tamanho era o interesse em se colocar como alternativa que, na projeção feita pelo dirigente, a ideia era conseguir manter o cronograma sendo avisado até mesmo com somente 15 dias de antecedência do início das partidas.
“Nós temos a disposição e as equipes para organizar essa Copa América o quanto antes possível. O Governo mostrou-se à disposição publicamente para poder nos apoiar na organização. Aqui se requer muita logística, não mais que isso. Não temos uma comunicação contínua com a Conmebol, mas eu falei com o presidente (Alejandro Domínguez) para dizer que estamos aqui”, disse Milad na oportunidade.
“Já mostrou a disposição o Governo e isso é muito importante. Durante todo o ano, estamos revisando e analisando a parte logística das equipes que vem ao Chile. Nisso, não temos problemas para organizar um evento dessa magnitude, apesar do tempo. Temos a estrutura e a organização. O planejamento é rápido porque o Chile já tem experiência. Se nos avisarem duas semanas ou 20 dias antes, vamos estar capacitados para levar bem a Copa América”, completou.