País que teve o calendário de 2019 se encerrando por último na América do Sul, mal houve tempo para folga e a bola já está rolando há algum tempo na Bolívia pelo Apertura 2020. E, na Rodada 3, o jogo de maior apelo emocional por se tratar de um clássico acabou com vitória da equipe que, nos últimos anos, se acostumou a ver o rival em condição superior de competitividade.
Leia mais: Colômbia segura o Chile e passa de fase no Pré-Olímpico
Portuguesa vence Mineros na abertura do venezuelano
Aurora e Jorge Wilstermann duelaram no estádio Félix Capriles, na cidade de Cochabamba, o time Celeste colocava em jogo um jejum de quatro duelos seguidos sem vencer o arquirrival. Com direito, inclusive, a ter feito nesse meio tempo três gols nos confrontos diretos enquanto sofreu 11.
Aos 18 minutos do primeiro tempo, em rebote de cobrança de falta, a bola levantada na área foi cabeceada de maneira errada na segunda trave por Enrique Díaz enquanto Erick Rivera aproveitou a “segunda chance” do Aurora e mergulhou de cabeça para balançar as redes do time Aviador. A ampliação do marcador veio na etapa complementar aos 22 quando Marcelo Aguirre, aproveitando linda jogada individual de Erick que resultou em uma finalização na trave, bateu de primeira para fazer o segundo do Aurora.
O Wilstermann chegou a deixar seu prejuízo menor já com 45 minutos em cobrança de pênalti batida com violência por Cristian Chávez. Com isso, o resultado do clássico acabou se consolidando como de 2 a 1 para o time Celeste.
Na outra partida da noite, o Guabirá recebeu a visita do Oriente Petrolero na cidade de Montero e acabou sendo derrotado em seus domínios pela equipe de Santa Cruz de la Sierra por 2 a 1.
Aos oito minutos de jogo, o mexicano Marco Antonio Bueno abriu a contagem para os Petroleros vindo a igualdade dos anfitriões apenas aos dois minutos já do segundo tempo com Jorge Andia. O tento da vitória veio do banco de reservas do Oriente quando, tendo entrado aos 18 minutos na vaga de Juan Gutiérrez, Jaime Carreño marcou um minuto depois e concretizou a vitória do visitante.
Com isso, apenas um jogo está pendente para acontecer (Real Santa Cruz e San José) estando ele agendado para o próximo dia 5 de fevereiro. O motivo do adiamento se deu porque o time de Oruro tinha compromisso pela Pré-Libertadores onde acabou eliminado pelo Guaraní em Assunção.