Apesar de ser comum na América do Sul atletas de países vizinhos serem bem sucedidos longe de sua terra natal, uma eleição feita pela revista Versus sobre o futebol paraguaio mostra que essas apostas também podem acabar sendo verdadeiros fracassos.
Leia mais: Libertadores faz homenagem para Diego Alves: “O último a chegar à Glória Eterna”
Jornal coloca Alexis Sánchez em liga da América no segundo semestre
Colocando uma ampla lista de 32 atletas estrangeiros que teriam “naufragado” nas suas atuações por clubes do país guaraní (Cerro Porteño, Guaraní, Olimpia, Libertad, Sportivo Luqueño e Trinidense), o veículo fez um sistema de mata-mata batizado ironicamente de “Mundial Sem pena, nem glória”.
Nesse formato, a decisão acabou sendo entre duas contratações do Olimpia (o atacante equatoriano Jonathan “Speedy” González e o arqueiro argentino Nicolás Peric), quem ficou com mais votos foi o avante hoje com 24 anos e que defende o Delfín. Na época que chegou ao Decano, em 2017, Jonathan terminou sua passagem tendo feito três jogos e nenhum gol.
Dentre os brasileiros, quem foi mais longe nessa nada agradável disputa foi o lateral-esquerdo Thiago Carleto, hoje no Vitória, sendo citado por sua passagem quase que instantânea de duas partidas e nenhum gol pelo Olimpia no empréstimo feito pelo São Paulo em 2011. O atacante Felipinho (ex-Inter e Athletico-PR que passou em 2019 pelo Guaraní) até avançou na primeira votação, mas logo depois caiu justamente para “Speedy” González.
No mais, todos os demais atletas brasileiros foram eliminados na primeira votação: Cacá (ex-jogador com passagem pelo Bahia que defendeu o Cerro Porteño em 2007) e Negreiros (ex-Flamengo, Coritiba e Criciúma que passou em 2009 pelo Olimpia).
Lista dos 10 mais votados e os clubes que passaram no Paraguai:
1- Jonathan “Speedy” González (Olimpia)
2- Nicolás Peric (Olimpia)
3- Carlos “Discoteca” Núñez (Guaraní)
4- Mariano Campodónico (Cerro Porteño)
5- Alberto Zapata (Olimpia)
6- Zé Turbo (Nacional)
7- Ebelio Ordoñez (Olimpia)
8- Thiago Carleto (Olimpia)
9- Osman López (Olimpia)
10- Paúl Ambrosi (Cerro Porteño)