Coluna de José Calil: o último apague a luz

coluna-de-jose-calil-o-ultimo-apague-a-luz-Futebol-Latino-27-04
Foto: Guilherme Amaro

*Por José Calil

É tentador, quase irresistível aos torcedores rivais, tirar uma onda com os corintianos. Afinal, não é todo dia que um clube do tamanho do Corinthians tem a luz da sua sede cortada por falta de pagamento. A questão que se coloca, entretanto, é a seguinte: estaria só o Corinthians nessa situação???

Leia mais: Com brasileiros na lista, revista elege piores contratações do futebol paraguaio
Libertadores faz homenagem para Diego Alves: “O último a chegar à Glória Eterna”

A grande verdade, meus amigos, é que todos os principais clubes brasileiros vivem drama parecido. Vítimas de más gestões e também da mentalidade imediatista dos seus torcedores, eles se arrastam econômica e financeiramente. Sim, os torcedores também têm responsabilidade nisso. E não é pouca.

É óbvio que os nossos clubes padecem de más administrações. Algumas até desonestas. Mas os torcedores também têm culpa na quebradeira generalizada das instituições. Quantas vezes você que está lendo esta coluna reclamou que seu clube não contrata??? Ou que levou um chapéu de um concorrente na busca por um reforço??? Você aceitaria ver seu clube ficar cinco, talvez dez anos, sem brigar pelos principais títulos para sanear as finanças??? Duvido.

Nem mesmo o Flamengo, que emergiu de uma profunda crise para contratar todo mundo e ganhar tudo, está livre de voltar à penúria. Pagando os salários e premiações que paga e atuando no mercado como se não houvesse amanhã, os riscos são muito grandes de uma nova baixa no caixa de consequências gravíssimas.

O processo todo está errado. Pessoas despreparadas e, em alguns casos, até desonestas, são eleitas com discursos vazios e populistas. Os torcedores cobram vitórias a qualquer preço e exigem contratações de nome. E a legislação acaba sendo cotidianamente desrespeitada sem que haja nenhuma fiscalização. O resultado disso tudo aí está.

Portanto, se você está fazendo memes e gozações com o Corinthians, fez com o Cruzeiro, com o Santos, sempre cheio de dívidas, ou com o Vasco da Gama, que este ano nem um centavo ainda pagou aos seus jogadores, cuidado. O seu clube poderá ser o próximo.

Até a próxima.
E fique em casa.

error: Futebol Latino 2023